Saiba como Organizar o Guarda-Roupa Pequeno de maneira mais eficaz e mantenha suas coisas em ordem sem sofrimento!
As 10 Melhores Dicas para Organizar um Guarda-Roupa Pequeno
Se você sofre pra fazer caber as suas coisas dentro do guarda-roupa porque não tem espaço suficiente para isso, saiba que existem algumas soluções de organização que você pode utilizar pra resolver essa questão rapidamente.
Por isso, eu vou te passar As 10 Melhores Dicas para Organizar um Guarda-Roupa Pequeno para você ganhar mais espaço no seu armário e eliminar a bagunça de uma vez por todas.
Dessa forma, você não perde tempo procurando suas coisas ou reorganizando tudo de novo em meio ao caos, e ainda deixa a sua rotina mais prática todos os dias.
Descubra a partir de agora como fazer o melhor uso e aprender as técnicas infalíveis para utilizar as 10 melhores soluções capazes de organizar qualquer armário, por menor que ele seja.
Confira a lista abaixo:
1. Caixas
2. Organizador com Gavetas
3. Suporte com Prateleiras
4. Cabides
5. Cabide Para Calças
6. Dobras
7. Colmeias
8. Saco a Vácuo
9. Sapatos
10. Bolsas
11. Conclusão
➡️ Antes de continuar, Baixe Grátis um guia com o meu Cronograma de Limpeza Doméstica + todos os Templates para você imprimir e começar a planejar sua rotina de limpeza e organização.
Eu quero te ajudar a ter mais qualidade de vida ainda hoje! Acabe com a bagunça e deixe a sua casa em ordem todos os dias!
Então não perde mais tempo e comece a planejar sua rotina doméstica e depois me conta todos os resultados. Clique aqui para receber gratuitamente o Cronograma de Limpeza Doméstica!
Aproveite agora e garanta o seu exemplar de graça!
5 Dicas Importantes!
Para você conseguir fazer o melhor uso do seu guarda-roupa, eu preciso te passar primeiro 5 dicas muito importantes e que serão fundamentais para o sucesso na sua organização, independentemente do seu guarda-roupa ser pequeno ou não.
Triagem
Faça uma triagem das suas roupas e separe o que você não usa mais.
Você pode doar, vender ou trocar as peças que estão em bom estado, e descartar as que estão rasgadas, manchadas ou desbotadas.
Assim, você libera espaço no seu guarda-roupa e fica só com o que você realmente gosta e usa.
E uma dica legal é usar a regra dos seis meses: se você não usou uma peça nos últimos seis meses, é provável que você não vai mais usá-la, concorda?
Limpeza e Manutenção
Mantenha uma rotina de limpeza e manutenção do seu guarda-roupa.
Pelo menos uma vez a cada três ou seis meses, tire tudo do armário e faça uma limpeza com um pano úmido e um produto adequado para o material do seu móvel.
Aproveite para arejar as suas roupas e verificar se elas precisam de algum reparo, como costurar um botão ou tirar uma mancha.
Isso é fundamental para manter regularmente a ordem das coisas também.
Espaços Verticais
Aproveite os espaços verticais do seu guarda-roupa.
Você pode usar prateleiras, nichos, caixas ou cestos para guardar roupas dobradas, acessórios, bolsas, sapatos ou outros itens.
Você também pode usar ganchos ou suportes para pendurar lenços, cintos, chapéus ou bijuterias nas portas ou nas laterais do armário.
E aqui, o que eu quero que você perceba e comece a fazer é pensar fora da caixa para buscar as melhores soluções que você precisa para a sua realidade e a do seu guarda-roupa.
Eu te dou as sugestões, mas é você quem deve entender e descobrir o que vai funcionar melhor para você, combinado?
Etiquetas
Use etiquetas para identificar o conteúdo das gavetas, caixas ou cestos.
Fazendo isso, você sabe onde está cada coisa e não precisa ficar procurando ou bagunçando o seu guarda-roupa.
Você pode usar etiquetas adesivas, de papel ou de tecido, e escrever com caneta ou até usar um rotulador.
Acessórios
Invista em acessórios que otimizam o espaço do seu guarda-roupa.
Você pode usar divisórias de gaveta, colmeias, sapateiras, cabides múltiplos ou extensores para guardar mais coisas em menos espaço.
Esses acessórios também ajudam a manter a ordem e a organização do seu armário.
E é a partir dessa última dica, e após ter entendido a importância das outras recomendações, que eu vou te revelar agora As 10 Melhores Dicas para Organizar um Guarda-Roupa Pequeno:
1. Caixas
Utilizar caixas organizadoras no guarda-roupa vai servir para você guardar e ordenar as roupas e acessórios que não são usados com frequência ou que precisam de um cuidado maior.
Por isso, tenha sempre em diversos tamanhos e modelos, pois as caixas são as melhores amigas da organização para manter tudo no lugar. Principalmente as retangulares ou quadradas.
Além disso, podemos empilhá-las, o que facilita muito pra aproveitar todos os cantinhos.
2. Organizador com Gavetas
Também existe em vários tamanhos e modelos, podendo ser de plástico, madeira, tecido, entre outros materiais..
Esses organizadores são ideais para guardar objetos pequenos ou acessórios. E podem ficar tanto dentro do armário, como em algum cantinho específico do quarto.
Você pode, por exemplo, destinar uma gaveta para maquiagem, uma para bijuterias, outra para cintos… Enfim, tudo vai ficar escondido, discreto e compacto.
3. Suporte com Prateleiras
Se você não tem aquele armário planejado ou o guarda-roupa dos sonhos, não se preocupe. Os suportes verticais com prateleiras de pendurar podem quebrar um galho nessa hora.
São encontrados facilmente em lojas de decoração e home centers, com vários modelos específicos para empilhar roupas, bolsas ou acessórios.
Eu adoro e uso aqui em casa para organizar as calças e algumas camisas do meu marido.
4. Cabides
Uma ótima solução para ter um guarda-roupa pequeno organizado é padronizar os cabides.
Você mantém assim um alinhamento e harmonia visual dentro do seu armário.
Há vários modelos no mercado, mas os de veludo são os mais finos… o que te ajuda a economizar muito espaço no guarda-roupa.
Além disso, ajudam a manter as roupas fixas, sem escorregar.
Já os cabides transparentes também são outra ótima opção. Eles não são tão grossos e dão muita leveza ao guarda-roupa.
E para quem gosta do modelo de madeira, avalie se você tem muitas roupas, porque esses cabides são maiores e ocupam mais espaço. Porém são mais estruturados para roupas pesadas como casacos.
Então veja as suas necessidades e vá fazendo essa troca de cabides aos poucos para não pesar no seu bolso.
Me conta nos comentários… Qual o tipo de cabide que você utiliza aí na sua casa?
5. Cabide Para Calças
Pode parecer estranho, mas usar cabide infantil para pendurar as calças é um truque infalível para ganhar espaço de armazenamento no guarda-roupa pequeno, sabia?
Além disso, por ser menos largo, este tamanho de cabide evita que a calça fique deslizando de um lado para o outro.
E o valor também é mais em conta. Por isso, é um ótimo investimento para você considerar ter no seu armário.
Mas se quiser, você também pode investir em organizadores específicos que foram criados para ajudar a otimizar as calças dentro do guarda-roupa.
São itens mais diferenciados e que realmente facilitam muito na manutenção da ordem e ganho de espaço no armário.
Mas e você? Já conhecia todas essas possibilidades para organizar as calças?
6. Dobras
Essa solução pode fazer maravilhas pra você ganhar espaço no guarda-roupa pequeno e sem dúvidas é a melhor técnica de todas.
A ideia central é usar gabaritos para dobrar as roupas e poderem ficar todas do mesmo tamanho.
Mas vale prever primeiro o espaço que você tem disponível e adaptar também o tamanho da dobra para se adequar da melhor forma possível ao seu guarda-roupa.
Se não tiver um gabarito, é só pegar um livrinho, no caso das roupas infantis, e uma revista ou tábua de cozinha para as de adulto.
E pra te ajudar nessa tarefa, se quiser aprender como dobrar suas roupas da forma correta pra você ter mais espaço dentro do armário, além de descobrir como descartar, categorizar e várias outras estratégias definitivas da organização, eu te indico muito o Curso Personal Organizer da Karol Barbosa.
Com ele eu descobri as melhores técnicas de dobra pra manter a minha casa sempre organizada. E além de aprender as mais diversas soluções em organização (não só de roupas), você ainda adquire um monte de conhecimento complementar, o que não se vê na maioria dos cursos por aí.
Eu aprendi que não adianta só ter a técnica certa, também é preciso que ela funcione para a pessoa certa.
E se você ficou interessada e quiser descobrir todos os detalhes sobre o curso pra saber se vale a pena o investimento, sugiro que você clique aqui e leia o artigo onde eu faço um Review Extremamente Completo sobre ele, te revelando, por exemplo, o conteúdo de todos os 8 módulos, as garantias incondicionais, depoimentos de alunas, materiais complementares, os bônus especiais e muito mais.
Se ficou curiosa e quiser saber mais a respeito do curso, clique aqui e leia o Review Completo agora! =)
7. Colmeias
As colmeias são ótimas divisórias para ganhar espaço dentro das gavetas.
Com elas é possível identificar o tipo de roupa rapidamente, como calcinhas, sutiãs, meias, cuecas, etc.
A gaveta também desafoga e fica linda, mantendo o local sempre organizado e mais prático.
E se você não tem muitas gavetas, é possível colocar a colmeia dentro de uma caixa, por exemplo, e deixá-la na prateleira do armário.
Você pode ainda colocar nelas desde roupas íntimas e biquínis até acessórios e cintos, por exemplo.
Por isso, são bem versáteis e úteis para organizar um guarda-roupa pequeno com eficiência.
8. Saco à Vácuo
A utilização dessas embalagens permite ganhar muito espaço no seu guarda-roupa, principalmente quando usadas para guardar peças grandes, como edredons, casacos de inverno e afins.
Isso porque é possível retirar o ar do interior da embalagem com uma bombinha própria ou aspirador de pó, e assim o volume da roupa diminui drasticamente.
Existem vários tamanhos disponíveis… você certamente encontrará um adequado para guardar as suas peças e liberar um espacinho no seu armário.
9. Sapatos
Você tem muitos sapatos, mas pouco espaço?
O primeiro passo é desapegar daqueles pares que você usa menos e fazer uso de acessórios organizadores.
No mercado já existem várias soluções para otimizarmos o espaço, como por exemplo o organizador de sapatos na vertical, que permite colocar um sapato acima do outro.
Usar caixas transparentes é outra sugestão, porque além de facilitar a visualização, também é possível empilhá-las.
Com a escolha certeira, é possível ganhar até um par de espaço em cada fileira.
Então veja qual a melhor solução para o seu caso e adapte.
10. Bolsas
Se você tiver espaço no cabideiro, para guardar as peças que você mais utiliza, use ganchos em formato de “S” ou um cabide vertical para bolsa.
Se não tiver espaço para isso, você pode colocar ganchos atrás da porta do quarto.
E uma ideia simples e barata para guardar as bolsas menos usadas, como as de festa, por exemplo, é embalá-las em uma capa ou saco de tecido, para ficarem protegidas. E depois, colocá-las dentro da sua mala de viagem, que geralmente fica no maleiro do guarda-roupa.
Assim, você desocupa uma área útil do seu armário e já aproveita também o espaço interior da mala que estaria inutilizado.
11. Conclusão
Aplique todas essas soluções que você acabou de conferir por aqui e comece a organizar o seu armário pequeno de uma forma mais eficaz.
E vamos combinar, ninguém merece perder tempo arrumando aquela bagunça sem fim. Te garanto, sua rotina vai ficar mais fácil e a sua vida se tornará menos estressante com um guarda-roupa mais prático e funcional.
Espero que esse artigo tenha sido útil pra você. Um beijo e até o próximo post! =)
➡️ Baixe gratuitamente o Cronograma de Limpeza Doméstica que eu disponibilizei para você!
Você vai receber gratuitamente um guia com o meu Cronograma de Limpeza Doméstica + todos os Templates pra você imprimir e preencher de acordo com a sua realidade.
Aproveite agora e garanta o seu exemplar de graça clicando aqui!
Deixe um comentário