Organize Sua Casa Por Apenas R$ 30!

Quero Aproveitar!

Como Organizar o Armário da Cozinha de Forma Prática?

Escrito por Jéssika Martins

Compartilhe agora mesmo:

Como organizar o armário da cozinha de forma prática?

Aprenda definitivamente Como Organizar o Armário da Cozinha de Forma Prática para você eliminar a bagunça e deixar a sua rotina mais simples todos os dias.


Como Organizar o Armário da Cozinha de Forma Prática?

Não tem como negar… A cozinha é o coração da nossa casa. E nada como deixar tudo bonitinho e saber exatamente onde tudo se encontra, não é mesmo?

Adotando algumas práticas infalíveis, você vai aprender a deixar os armários organizados e com tudo em seus devidos lugares para manter a ordem na sua cozinha e facilitar o seu dia a dia. 

E aprender técnicas eficazes para melhorar o espaço com organização e otimização da área é super importante pra melhorar a sua rotina e eliminar a desordem de uma vez por todas.

Por isso, você vai aprender de uma forma rápida, simples e definitiva todas as estratégias de Como Organizar o Armário da Cozinha de Forma Prática hoje.

Confira abaixo:

1. Entenda a Sua Cozinha

2. Limpeza e Triagem

3. Separe por Categoria

4. Cada Coisa em Seu Lugar

5. Gavetas com Divisórias

6. Copos em Fila

7. Pratos em Pilhas

8. Travessas e Formas

9. Potes e Vasilhas

10. Panelas

11. Panos

12. Mantimentos

13. Acessórios e Suportes 

14. Conclusão

Ficou curiosa e quer saber mais? Então, aprenda a partir de agora como implementar todas essas 13 estratégias poderosas e comece hoje mesmo a transformar a sua cozinha num ambiente mais prático e organizado todos os dias!

➡️ Antes de continuar, Baixe Grátis um guia com o meu Cronograma de Limpeza Doméstica + todos os Templates para você imprimir e começar a planejar sua rotina de limpeza e organização. 

Eu quero te ajudar a ter mais qualidade de vida ainda hoje! Acabe com a bagunça e deixe a sua casa em ordem todos os dias!

Então não perde mais tempo e comece a planejar sua rotina doméstica e depois me conta todos os resultados. Clique aqui para receber gratuitamente o Cronograma de Limpeza Doméstica!

Aproveite agora e garanta o seu exemplar de graça!

Cronograma de limpeza doméstica

1. Entenda a Sua Cozinha

Antes de qualquer coisa: entenda como funciona a sua cozinha. O que isso significa? Simplesmente você precisa compreender qual o tipo de cozinha que você tem em casa e qual o principal uso que você faz dela.

Sua cozinha é ampla, bem espaçosa ou é pequena? Tem móveis planejados? Possui uma boa iluminação? Costuma cozinhar todos os dias ou só de vez em quando?

Saber disso tudo é muito importante, pois as respostas dessas perguntas vão te ajudar a organizar melhor os armários e a sua vida também, tornando seu dia a dia mais prático. 

Portanto, faça essa análise minuciosa antes da organização para começar a clarear a sua mente e você saber o que guardar, e onde.

2. Limpeza e Triagem

A coisa mais importante a ser feita agora é uma boa limpeza. Então desocupe todos os armários e passe um pano úmido ou com álcool para fazer a higienização.

Com tudo limpo, comece a fazer uma triagem de tudo que você retirou. E aqui é uma boa hora para praticar o desapego. Avalie se precisa ter tudo aquilo mesmo ou se só está perdendo um espaço precioso do seu armário. 

Para ajudar, você pode fazer a separação das coisas por grupos: ajustes, doações e lixo.

Se o cabo da panela estiver frouxo, conserte. Nunca utilizou as suas quatro formas de bolo? Doe algumas. A frigideira já perdeu todo o antiaderente? Então precisa ser descartada. E por aí vai…

3. Separe por Categoria

Após a triagem e já sabendo o que vai guardar, chegou a hora de organizar tudo por categorias.

Separe copos, pratos, talheres, acessórios, xícaras e canecas, taças de sobremesa, potes de plástico, potes de vidro, travessas, formas, panelas, eletrodomésticos e tudo mais que tiver na sua cozinha. 

Depois, dentro de cada uma dessas categorias, faça uma nova separação, só que dessa vez avaliando aquilo que usa diariamente, daquilo que você raramente utiliza.

Dica extra! Faça uma subcategorização específica para organizar os utensílios conforme seu uso, por exemplo:

  • Utensílios de preparação: facas, descascador de legumes, espremedor de alho, etc;

  • Utensílios de execução: colheres grandes, colheres de silicone e de pau, garfos longos, etc (são aqueles utilizados para a cocção dos alimentos);

  • Utensílios de servir: espátulas, conchas, pegador de salada, pegador de sorvete, etc;

  • Utensílios de medição: jarras, copos, colheres e xícaras medidoras, etc.

Ao separar os utensílios de cozinha a partir do tipo de uso de cada instrumento, categorizamos eles pelas suas funções. Assim, fica fácil encontrar cada coisa durante os processos realizados. 

Mas vale lembrar que essa é apenas uma maneira de categorizá-los, você pode adaptá-la para o que seja mais funcional pra você na sua cozinha. 

E se quiser aprender como descartar, categorizar da maneira correta e várias outras estratégias definitivas da organização, pra te ajudar nessa tarefa eu indico muito o Curso Personal Organizer da Karol Barbosa. 

Com ele eu descobri as melhores técnicas de como uma Personal Organizer deve pensar pra organizar qualquer ambiente e nível de desordem, aprendendo, dessa forma, a manter a minha casa sempre organizada pra aproveitar o meu tempo descansando e me divertindo sem me preocupar com a bagunça. 

E se você ficou interessada e quiser descobrir todos os detalhes sobre o curso pra saber se vale a pena o investimento, sugiro que você clique aqui e leia o artigo onde eu faço um Review Extremamente Completo sobre ele, te revelando, por exemplo, o conteúdo de todos os 8 módulos, as garantias incondicionais, depoimentos de alunas, materiais complementares, os bônus especiais e muito mais.

Se ficou curiosa e quiser saber mais a respeito do curso, clique aqui e leia o Review Completo agora! =)

4. Cada Coisa em Seu Lugar

Chegou a hora de guardar tudo, mas seja prática. A dica é manter todos os utensílios de uma mesma categoria juntos.

E para iniciar a organização, deixe sempre à mão os itens mais usados por você na parte do armário que achar mais prática e de fácil acesso. Logo, mantenha sempre visíveis e acessíveis os itens que são mais utilizados por você na cozinha. 

Assim, você não perde tempo buscando algo que usa com frequência.

Bote pro alto o que não usar. Ou seja, os itens que forem menos usados por você podem ser dispostos nos locais menos acessíveis e mais altos, como formas e travessas. Assim, você garante espaço livre para o que precisa usar com mais frequência na parte inferior dos armários, como já mencionei.

Como sugestão, nos armários que ficam na altura dos olhos, armazene os copos e pratos usados no dia a dia. E se tiver espaço pode guardar ali também os potes de plástico e de vidro. 

Os armários baixos (ou que ficam embaixo da pia), são ótimos para guardar panelas ou eletrodomésticos. Já os talheres e acessórios como pegadores, por exemplo, devem ir para as gavetas, assim como panos de prato, jogo americano e guardanapos.

5. Gavetas com Divisórias

As divisórias são geralmente usadas nas gavetas dos talheres, criando nichos para garfos, facas e colheres, de maneira que eles fiquem todos separados. Dessa forma, evitamos que o que está dentro de uma gaveta se bagunce e fique tudo misturado. Por isso, é sempre bom considerar o uso de divisórias.

E você também pode aplicar esse truque para quaisquer outras gavetas que comportem miudezas. Basta encontrar divisórias na medida da sua gaveta e organizá-las da melhor forma.

6. Copos em Fila

Uma boa prática para organizar os copos dentro dos armários é mantê-los enfileirados. Se você tem alguns copos do mesmo tipo, coloque um de frente para o outro até completar a profundidade do seu armário. Assim, ao olhar para o primeiro da fila, você já sabe quais são todos os outros detrás.

Essa técnica de enfileirar itens, na verdade, pode ser utilizada não só para copos, como também para taças, canecas, xícaras e para qualquer tipo de objeto repetido que você possua e precise organizar em uma prateleira.

7. Pratos em Pilhas

Separe seus pratos por categoria e em pilhas. Se você pode encaixá-los um dentro do outro, então pode aproveitar para empilhá-los e melhorar a organização dentro do seu armário.

Mas lembre-se de deixar apenas uma categoria por pilha. Uma ótima vantagem de fazer isso é que ao precisar de um prato, fica muito mais fácil pegar o que está no topo do que ficar “caçando” o que está no fundo da pilha.

8. Travessas e Formas

Por serem, de uma forma geral, compridas e largas, mas pouco altas, isso acaba fazendo com que as travessas e formas ocupem muito espaço nas prateleiras, não aproveitando muito bem a altura do seu armário. 

E não é aconselhado fazer a estratégia do empilhamento, como no caso dos pratos, pois são maiores e pesadas, o que não facilita seu dia a dia e pode ser até perigoso.

Uma boa forma de aproveitar melhor o espaço aéreo e ainda melhorar a acessibilidade desses itens é organizá-los na posição vertical, um ao lado do outro, com a ajuda de produtos organizadores. 

Dessa forma, você não desperdiça a altura do seu armário e torna o acesso muito mais fácil quando precisar.

9. Potes e Vasilhas

Ah… Quem nunca brigou pelos seus queridos potes que atire a primeira pedra! E por serem tão importantes, também devemos ter um cuidado especial com eles ao guardá-los no armário.

Então categorize seus potes em redondos, quadrados e retangulares (e até triangulares), e padronize-os em pilhas para se encaixarem entre si. 

Mas, para aproveitar melhor o espaço, se possível, evite potes redondos, pois ocupam mais espaço. Além disso, sempre guarde as tampas com seus respectivos potes para ter praticidade e não acabar perdendo eles por aí.

10. Panelas

O cenário perfeito para as panelas seria se cada uma ficasse separada no armário. Mas se você não tem esse espaço todo a solução é o empilhamento. Então encaixe uma dentro da outra. 

E lembre-se de colocar um papel toalha ou algo similar para não danificar as peças que têm antiaderente. Forre também a prateleira ou a gaveta onde vão as panelas com um tapete antiderrapante para evitar que deslizem e acabem fazendo riscos no armário.

Quanto às tampas das panelas, utilize um organizador próprio, principalmente se as suas tampas forem de vidro. Aqui vale a mesma dica das travessas para guardar as tampas na vertical uma ao lado da outra e, assim, aproveitar melhor o espaço.

11. Panos

Para melhor organização e praticidade, o ideal é guardar todos os panos de prato ou toalhas de mesa em gavetas. Enfileire os panos em categorias de função, como panos de prato, de pia, de mesa, guardanapos e assim por diante.

Você pode também utilizar divisórias para criar uma setorização mais adequada.

Além disso, utilize dobras com padrão para facilitar a visualização na hora de pegar o próximo pano e também aproveitar melhor o espaço da sua gaveta.

12. Mantimentos

Os alimentos devem sempre ser armazenados em armários específicos e exclusivos. Então não os misture com as louças, por exemplo. 

Os alimentos com data de validade mais próxima devem ficar na frente para serem usados primeiro.

Também vale a pena separar os mantimentos em fileiras e por tipo, como farinhas, enlatados, óleos, grãos, temperos, etc. 

Isso facilita muito na hora do preparo dos alimentos e te ajuda também a visualizar o que precisa ser comprado no supermercado, evitando gastos desnecessários com itens duplicados que você não sabia que já tinha em casa. 

Você pode descobrir mais dicas sobre esse item no artigo Como Organizar a Despensa de uma Forma Infalível? 

Lá eu te ensino tudo que é necessário para manter a despensa em ordem e evitar que você acumule produtos fora do prazo de validade, itens que não quer e alimentos que nem lembrava que tinha. Leia o artigo completo clicando aqui!

13. Acessórios e Suportes

Utilize os diversos acessórios que já existem no mercado para ganhar espaço dentro dos armários e te ajudar na organização de cada objeto. Te dei algumas sugestões, mas você pode procurar diversas outras como por exemplo, ganchos para pendurar as canecas, aramado para criar segunda altura, cestos para dispor os alimentos, entre outros.

E claro, entenda a sua necessidade e utilize os produtos organizadores com sabedoria, caso contrário, vão mais te atrapalhar do que ajudar. 

Por isso, só compre um produto organizador após entender muito bem do que você precisa e saber o espaço disponível que você possui para isso, analisando tudo que já te falei por aqui.

Isso eu aprendi com a Karol Barbosa no Curso Personal Organizer, pois entendi que não é extremamente importante termos todos os produtos organizadores para organizar a nossa casa. E quando você compreende isso, sua mente se amplia completamente. Clique aqui e leia agora o Review Completo do curso! 

E pra te ajudar, eu tenho uma curadoria com os melhores produtos organizadores da Amazon! Se você quiser dar uma olhada nos itens que mais gosto pra organizar cada ambiente, principalmente a cozinha, e te poupar tempo de ficar procurando aleatoriamente por aí, acesse os melhores organizadores para a casa AQUI.

14. Conclusão

Aplique todas as estratégias que você conferiu aqui no artigo e comece a organizar hoje os armários da sua cozinha de uma forma muito mais prática e sem erros. 

Garanto que se você aplicar todas as dicas corretamente a sua cozinha vai ficar sem bagunça e você ainda vai ter uma rotina simplificada no seu dia a dia.

Espero que esse artigo tenha sido útil pra você. Um beijo e até o próximo post! =)

➡Baixe gratuitamente o Cronograma de Limpeza Doméstica que eu disponibilizei para você!

Você vai receber gratuitamente um guia com o meu Cronograma de Limpeza Doméstica + todos os Templates pra você imprimir e preencher de acordo com a sua realidade. 

Aproveite agora e garanta o seu exemplar de graça clicando aqui!

Cronograma de limpeza doméstica

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.

A Poderosa Ferramenta da Casa Organizada

Planeje a Organização Completa da Sua Casa Com Essa Ferramenta Incrível!

Apenas R$ 30 (Oferta Limitada)!

Gestão Completa da Sua Casa

4 Modelos Editáveis

3 Bônus Incríveis

Bônus Extra Exclusivo (NOVO)

Mais Bônus Surpresa