Confira o passo a passo definitivo de Como Organizar o Guarda-roupa de Maneira Eficiente e descubra a melhor maneira de você manter o seu armário em ordem por muito mais tempo!
Como Organizar o Guarda-roupa de Maneira Eficiente?
Quem nunca se irritou ao perder horas arrumando o armário e uma semana depois ele estava todo bagunçado de novo? Ou quando você percebe que não tem mais espaço para guardar nada? E aquela dúvida cruel na hora de escolher o que vestir?
Pois é, isso é muito comum e você não está sozinha nessa. E não significa, necessariamente, que você é uma pessoa bagunceira, mas que a organização atual não está lhe servindo bem.
Calma, porque tudo isso pode ser resolvido com uma boa dose de organização estratégica!
Por isso preparei um passo a passo fácil e simplificado pra você multiplicar o espaço do seu armário, nunca mais perder tempo procurando suas peças e ainda aprender o jeito certo para conseguir conservá-las por mais tempo.
Dessa forma você vai conseguir manter tudo no seu guarda-roupa mais organizado sem estresse e ganhar mais praticidade na sua rotina diária.
Quer aprender as melhores estratégias para conseguir isso na sua casa?
Então descubra a partir de agora Como Organizar o Guarda-roupa de Maneira Eficiente seguindo todas as dicas:
- Três Etapas Importantes
- Roupas
- Sapatos e Bolsas
- Acessórios
- Conclusão
➡️ Antes de continuar, Baixe Grátis um guia com o meu Cronograma de Limpeza Doméstica + todos os Templates para você imprimir e começar a planejar sua rotina de limpeza e organização.
Eu quero te ajudar a ter mais qualidade de vida ainda hoje! Acabe com a bagunça e deixe a sua casa em ordem todos os dias!
Então não perde mais tempo e comece a planejar sua rotina doméstica e depois me conta todos os resultados. Clique aqui para receber gratuitamente o Cronograma de Limpeza Doméstica!
Aproveite agora e garanta o seu exemplar de graça!
Três Etapas Importantes
Para começar a organizar o guarda-roupa corretamente, você precisa, antes de qualquer coisa, realizar três etapas importantes de maneira mais geral:
Etapa 1
O primeiro passo para qualquer organização eficiente é começar escolhendo uma parte do armário que será organizado e tirar completamente tudo de lá. Mas tudo mesmo.
E sim… comece apenas com uma parte do armário. Não tente organizar tudo de uma vez porque você pode se perder no meio do caminho ou ficar sobrecarregada com o tanto de coisa que vai ver.
Então escolha apenas um lado do seu guarda-roupa para começar ou apenas as gavetas, por exemplo.
E aqui vai ser a hora de você deixar a preguiça de lado e aproveitar para limpar o local, assim você saberá exatamente a quantidade de peças que tem.
Essa informação será importantíssima na hora de escolher o espaço necessário do armário para guardar cada coisa depois. E o melhor é que na hora de colocar tudo de volta, peça por peça, você verá que nem tudo o que estava ali tinha tanta necessidade de permanecer.
Etapa 2
Agora chega o momento de você decidir o que irá continuar no armário e o que deve sair. Aqui é a hora de fazer aquela “limpa” e liberar um pouco de espaço.
E para isso você pode pegar três sacos ou cestos e separar as coisas por categorias como: ajustes, doações e lixo.
Venda ou doe tudo o que estiver em bom estado. Além de passar para frente algumas peças que estavam sem uso, você também pode ganhar uma renda extra ou ajudar quem precisa.
Se o botão da camisa caiu ou tem uma calça precisando de ajustes, separe para só voltar pro armário depois que consertar.
E o que não tem condições de ser reaproveitado, infelizmente vai para o lixo.
Eu sei que essa parte pode ser bastante dolorosa. Praticar o desapego pode ser um tanto complicado às vezes. Mas posso garantir, depois que você entende que só precisa ficar com o que realmente ama e precisa, isso muda completamente a sua visão sobre as coisas.
E fazer uma limpa em tudo que você tem vai te abrir os olhos pra ver a quantidade de coisas que você provavelmente guarda sem necessidade.
Então não pule essa etapa porque ela é muito importante para a organização do seu guarda-roupa.
Etapa 3
Limite as peças que você costuma guardar de recordação.
Eu sei que é difícil e todo mundo tem uma blusa ou calça que guarda na esperança de voltar a servir, ou tem aquela peça que guarda uma memória especial. E tá tudo bem, não se sinta mal por conta disso.
Mas tente resistir e passar para frente a peça que não te serve mais e que você realmente não utiliza, porque o importante é estar feliz com cada item no momento em que você vai usá-lo, concorda?
Pense no agora e no que te traz alegria verdadeiramente hoje.
Lembre-se: há sempre a possibilidade de criarmos novas histórias.
Mas e você? Costuma guardar peças de recordação no seu guarda-roupa? Me conta aqui embaixo se você tem dificuldade em se desfazer de alguma coisa.
E agora que já demos uma geral no guarda-roupa, chegou o momento de começar de fato a colocar a mão na massa!
E para começar o processo de organização, vamos separar os itens na ordem a seguir para facilitar esse processo.
Então primeiro vamos começar pelas roupas, depois pelos sapatos e bolsas e por último os acessórios.
Roupas
– Sabendo tudo que fica, primeiro comece a categorizar as peças.
E para isso, separe blusas, calças, vestidos, saias, casacos, etc.
Assim, você visualiza quantos itens tem de cada categoria e quais peças precisam de um espaço maior.
– Se tiver espaço sobrando, pendure quase todas as peças de roupas. Essa é a melhor forma de você evitar que uma peça amasse. Ainda vai facilitar na hora que você for guardá-la e também vai ajudar rapidamente na sua visualização.
Mas não precisa se desesperar se o seu guarda-roupa for compacto. Você pode ler o artigo As 10 Melhores Dicas para Organizar um Guarda-Roupa Pequeno, onde eu trago algumas dicas para você ganhar mais espaço em armários menores.
Mas atenção!
No caso de peças como blusas de malha, peças em tricô, vestidos de bandagem e outras roupas “pesadas”, estas devem ser dobradas, porque pendurá-las pode acabar esticando, deformando ou danificando a sua estrutura.
E uma dica que eu posso te dar para você dobrar todas as peças da mesma forma, é utilizar moldes ou dobradores, já que permitem que tudo fique do mesmo tamanho, ajudando na organização e na hora de visualizar as peças que estão no seu armário.
E pra te ajudar nessa tarefa, se quiser aprender como dobrar suas roupas da forma correta pra você ter mais espaço dentro do armário, além de descobrir como descartar, categorizar e várias outras estratégias definitivas da organização, eu te indico muito o Curso Personal Organizer da Karol Barbosa.
Com ele eu descobri as melhores técnicas de dobra pra manter a minha casa sempre organizada. E além de aprender as mais diversas soluções em organização (não só de roupas), você ainda adquire um monte de conhecimento complementar, o que não se vê na maioria dos cursos por aí.
Eu aprendi que não adianta só ter a técnica certa, também é preciso que ela funcione para a pessoa certa.
E se você ficou interessada e quiser descobrir todos os detalhes sobre o curso pra saber se vale a pena o investimento, sugiro que você clique aqui e leia o artigo onde eu faço um Review Extremamente Completo sobre ele, te revelando, por exemplo, o conteúdo de todos os 8 módulos, as garantias incondicionais, depoimentos de alunas, materiais complementares, os bônus especiais e muito mais.
Se ficou curiosa e quiser saber mais a respeito do curso, clique aqui e leia o Review Completo agora! =)
– Sempre que possível, evite colocar as peças uma atrás da outra, pois na hora de pegar a que está atrás, você acaba sem querer bagunçando a pilha que está na frente.
Fora o fato de prejudicar bastante na visualização da peça que está atrás.
Também evite aquelas pilhas de roupas muito grandes, difíceis de serem mantidas e que tendem a tombar pro lado.
Nesse caso, se puder escolher, a melhor opção é ter um guarda-roupa com um maior número de prateleiras e com pouco espaçamento de altura entre elas.
– E uma dica legal é sempre colocar as peças de uso mais frequente na altura dos olhos e das mãos, e cada vez mais pra cima as que usa com menor frequência.
No caso de você morar em um local com mudanças de estações bem definidas, durante as épocas mais quentes, as malhas mais grossas podem ficar mais no alto para você ter acesso apenas às roupas de verão.
E na mudança da estação é só inverter a ordem e passar os casacos e peças mais pesados para baixo.
Eu faço dessa forma e dá super certo pra eu não ficar caçando as minhas roupas por aí. Temos que ser práticas, concorda? E não perder o nosso tempo precioso e que valorizamos tanto.
– Outra dica para deixar o seu guarda-roupa mais prático, é sempre que possível, pendurar as calças, saias e shorts para você ter o acesso mais facilitado a eles.
E podem ser utilizados cabides específicos de calças e de pinças para te auxiliarem nesse processo.
No caso de peças muito finas, vale optar por pinças de veludo ou colocar uma proteção de feltro para marcar menos a roupa.
– Já para as gavetas, coloque em ordem de prioridade as peças íntimas, os pijamas, as peças de ginástica e, se sobrar espaço, as camisetas.
O uso de colmeias para peças pequenas, como lingeries e meias, é uma ótima forma de manter as gavetas organizadas. Além do fato de você conseguir ver tudo o que tem, ganhando praticidade e tempo no seu dia a dia.
– E evite dividir a mesma parte do armário com seu parceiro ou parceira. No caso de ser realmente necessário, separe, por exemplo, a gaveta de cima para um e a de baixo para o outro.
Deixar as calcinhas e cuecas na mesma gaveta não vai funcionar por muito tempo, pois serão duas pessoas mexendo no mesmo local; uma situação que propicia muito a desorganização, concorda?
E isso também vale para quando irmãos dividem o mesmo guarda-roupa. Então separe sempre.
Sapatos e Bolsas
– Para organizar os sapatos, dependendo do espaço e da profundidade da sua sapateira, você pode acomodar os pares colocando um pé ao lado do outro, um pé na frente do outro ou ainda um pé virado para frente e o outro para trás.
Hoje também já temos diversos modelos de organizadores específicos para os sapatos, então com certeza você pode optar por um item desses para te ajudar a ganhar mais espaço no seu guarda-roupa.
– No caso das botas, coloque enchimentos e guarde-as em caixas com algum respiro, debaixo da cama ou se der, dentro do armário.
Como não são usadas o ano inteiro, não precisam estar ocupando espaço na sua sapateira, concorda? E o mesmo vale para os sapatos de festas.
E para facilitar a sua visualização, você também pode fazer a categorização dos sapatos pelo tipo ou por cores, por exemplo.
– Já para organizar as bolsas, antes de tudo você precisa sempre retirar o que estiver dentro delas, principalmente canetas, para não correr o risco de estourarem e acabarem manchando o tecido interno.
Já aconteceu uma vez comigo e não foi nada agradável. Hehehe…
Então quando as bolsas estiverem vazias, coloque um enchimento dentro de cada uma para manter o formato original da peça e, se der, coloque uma ao lado da outra, como numa loja.
Isso permite que você lembre de todas as bolsas que tem e as encontre mais facilmente.
Mas cuidado!
Não grude as bolsas deixando elas tão perto, pois podem correr o risco de uma acabar manchando a outra.
Para quem preferir mantê-las em sacos, a sugestão é optar pelos de tecido com visor de plástico.
– E caso você tenha um guarda-roupa grande (e muitas bolsas), aqui vale a regra da categorização também.
Então, você pode separar por exemplo, as bolsas de festa das do dia a dia, as grandes das pequenas, por cores, enfim…
Existem várias maneiras de categorizá-las, o importante é você encontrar um método que seja prático para você visualizar suas peças rapidamente na hora que for pegar para usá-las.
Lembre-se que organização é facilidade, então pense sempre na melhor forma de você ter as suas coisas à vista e de uma forma mais funcional.
Acessórios
– Para finalizar a organização… Na hora de acomodar as joias ou bijuterias, escolha sempre um espaço forrado com camurça ou veludo e tenha vários nichos para separar cada item… ou o resultado será um amontoado de correntes enroladas e brincos sem par.
Um terror, concorda?
Por isso, procure separar brincos, colares, pulseiras e anéis para melhor visualização quando for utilizar. Dica super importante de categorização que já te dei bastante por aqui.
E se o espaço que você tiver for grande, vale ainda deixar um cantinho reservado para as joias de festas e outro para as do dia a dia.
Mas você pode também pendurar os seus acessórios com organizadores próprios para isso ou até com ganchinhos, se não tiver muito espaço.
– Já para os relógios, vale também a regra da gaveta forrada. Mas, neste caso, os nichos devem ser do mesmo tamanho.
Tente colocar um relógio em cada espaço, já que as pulseiras feitas de couro, por exemplo, podem manchar em contato umas com as outras.
E procure sempre guardá-los nas almofadas que vêm na sua própria caixa. Isso é importantíssimo para manter a estrutura deles por mais tempo.
Conclusão
Aplique todas as estratégias que você aprendeu aqui no artigo e comece a organizar o seu guarda-roupa de maneira mais eficiente também.
Garanto que se você aplicar todas as dicas corretamente a sua rotina vai se tornar mais prática e as suas peças de roupa e acessórios ficarão sempre conservados. Além de você se livrar da bagunça conseguindo deixar o seu armário em ordem definitivamente. Demais né?
Espero que esse artigo tenha sido útil pra você. Um beijo e até o próximo post! =)
➡️ Baixe gratuitamente o Cronograma de Limpeza Doméstica que eu disponibilizei para você!
Você vai receber gratuitamente um guia com o meu Cronograma de Limpeza Doméstica + todos os Templates pra você imprimir e preencher de acordo com a sua realidade.
Aproveite agora e garanta o seu exemplar de graça clicando aqui!
Deixe um comentário