Como Ser Personal Organizer? Descubra agora mesmo o Passo a Passo Completo e Garantido para se tornar uma Personal Organizer de Sucesso e começar a Ganhar Muito Dinheiro com a profissão que mais cresce no mundo atualmente!
Aprenda como transformar a bagunça dos outros em um Negócio Altamente Lucrativo Hoje!
Como Ser Personal Organizer? Guia Completo e Absolutamente Definitivo!
Esse Guia Completo foi feito para você que deseja descobrir hoje absolutamente tudo o que é necessário para ser uma Personal Organizer de sucesso e conseguir faturar muito dinheiro com a profissão mais cobiçada do momento!
E para isso, nesse artigo você vai entender desde como funciona a profissão até como de fato começar a trabalhar como Personal Organizer, e ainda aprender a se diferenciar no mercado, mesmo que você já atue na área ou esteja começando do absoluto zero.
E se você está aqui é porque já conhece ou já ouviu falar sobre ser Personal Organizer…
Você tem noções sobre organização, mas gostaria de melhorar? Se sente desvalorizada no momento? Vive cansada, estressada e sem tempo? Deseja aumentar a sua renda trabalhando com o que gosta? Está infeliz com a sua profissão e gostaria de se recolocar no mercado de trabalho?
Se você respondeu SIM para alguma dessas perguntas então você está no lugar certo e precisa de ajuda pra mudar essa realidade através da organização.
Imagine ter liberdade financeira e de tempo pra fazer o que quiser!
Pois é! Tudo isso é possível através da organização profissional!
Além de aprender a organizar a casa dos outros e ganhar muito dinheiro com isso, você ainda descobre como organizar a sua própria casa, pra manter a ordem sem estresse no seu dia a dia, ficando com tempo livre pra descansar e aproveitar mais com a sua família.
Incrível né? Te interessa saber mais?
Fazer da bagunça dos outros uma profissão é uma ótima fonte de renda. Isso porque após a pandemia do Covid-19 as pessoas perceberam o quanto é estressante passar tanto tempo dentro de casa, principalmente se ela estiver em desordem e sem o planejamento adequado, concorda?
Por essa razão, a área da organização está bombando no momento e você deve aproveitar para encontrar o seu nicho, se especializar e começar a ganhar muito dinheiro nesse exato momento.
Se você ama organização essa pode ser a sua Oportunidade de Ouro!
E várias pessoas já me perguntaram se o mercado para novos organizadores profissionais estaria ou não saturado. E a verdade é que o mercado sempre estará saturado para quem estiver atuando de forma generalista e sem profissionalismo.
É muito importante que você entenda que não basta saber organizar, também é necessário aprender como gerenciar o seu próprio negócio de forma profissional.
Por isso, esse Guia é o mais completo que desenvolvi pra sanar absolutamente todas as suas dúvidas sobre essa profissão pra você descobrir como ser uma Personal Organizer de Sucesso e se diferenciar dentro da área pra conquistar a tão sonhada liberdade financeira e ter tempo livre pra aproveitar com o que importa de verdade na sua vida.
E o meu objetivo é que através desse Guia você possa ganhar dinheiro e atingir resultados inimagináveis como Personal Organizer através da poderosa área da organização profissional!
Então? Gostou da ideia e tem o interesse de trabalhar como Personal Organizer, porém não sabe por onde começar? E também quer aprender a organizar a sua própria casa de maneira profissional?
Fique tranquila! Só aqui você vai descobrir:
1. Como Surgiu a Profissão de Personal Organizer?
2. O Que é Personal Organizer?
3. O Que Faz o Personal Organizer?
4. Quais as Áreas de Atuação do Personal Organizer?
5. Qual a Perspectiva do Mercado para o Personal Organizer?
6. Qual a Importância em Investir em Organização?
7. Quais os Benefícios de se tornar Personal Organizer?
8. Quem Pode ser Personal Organizer?
9. Qual Formação Preciso Ter para ser Personal Organizer?
10. Como Funciona a Contratação do Personal Organizer?
11. Como Funciona o Atendimento do Personal Organizer?
12. Quanto Ganha um Personal Organizer?
13. Como Começar na Profissão de Personal Organizer (e Ganhar Muito Dinheiro)?
14. Curso de Personal Organizer Que eu Mais Recomendo Hoje
15. Conclusão: Vale a Pena ser Personal Organizer?
Imperdível! Confira todos os detalhes e entenda absolutamente TUDO sobre a profissão de Personal Organizer a partir de agora!
Antes de continuar, Baixe Gratuitamente o E-book: A Forma Definitiva para Você Ganhar Muito Dinheiro Hoje como Personal Organizer. Um guia absolutamente completo e totalmente gratuito onde você terá acesso a todo o conteúdo desse artigo e mais 5 estratégias bônus exclusivas!
Aproveite agora e garanta o seu exemplar de graça ⬇️:
1. Como Surgiu a Profissão de Personal Organizer?
Para dar início ao nosso Guia, entenda de onde surgiu a atividade de Personal Organizer, pois, antes de saber como funciona a profissão, é muito importante conhecer suas origens, termos e a sua evolução até hoje.
Considero extremamente relevante que você saia dessa leitura bem informada e sabendo absolutamente tudo sobre a área. Então vamos lá! =)
Nos parece que há apenas alguns anos temos ouvido falar sobre ser Personal Organizer e dos benefícios que conseguimos através da organização.
E isso ficou na cabeça das pessoas por causa de programas de televisão como, por exemplo, o “Santa Ajuda” do canal GNT ou a série da Netflix “Ordem na Casa”, da guru japonesa Marie Kondo, que ficou conhecida pelo seu método de organização chamado KonMari. Por sinal, são ótimos programas e eu indico muito que você assista.
Contudo, apesar da profissão parecer uma novidade, na verdade ela surgiu em 1983 na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, através de um projeto onde 5 mulheres passaram a oferecer serviços de organização ao perceberem o “boom” do consumismo naquela época e a bagunça gerada por isso na casa das pessoas. Eram elas: Beverly Clower, Stephanie Culp, Ann Gambrell, Maxine Ordesky e Jeanne Shorr.
O projeto delas começou a crescer tanto que no mesmo ano o grupo foi nomeado como APO (Association of Professional Organizers). Em 1985 conseguiram mais 16 membros, onde puderam formalizar a associação.
Então no ano de 1986 nasceu a NAPO (National Association of Productivity & Organizing), antiga APO. E em setembro de 1987 ocorreu a 1ª Conferência da NAPO em Los Angeles, Califórnia. Hoje, contendo mais de 4.000 membros, passou a ser reconhecida mundialmente.
E no Brasil?
A profissão começou a ganhar espaço apenas nos anos 2000, quando começaram a surgir os primeiros cursos e oportunidades. Então em 2013 o mercado de organização sofreu uma grande evolução, surgindo vários sites e empresas falando sobre o assunto.
Porém foi apenas no ano seguinte, durante a 1ª Conferência Personal Organizer Brasil* (POB), que oficialmente foi lançada a ANPOP (Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade). Seu objetivo era reunir informações do mercado, ajudando quem estivesse começando ou já trabalhando na atividade.
E em 2022 a atividade de Personal Organizer foi oficialmente reconhecida como ocupação, passando a fazer parte do CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) – um guia que serve para formalizar os profissionais que, muitas vezes, já atuam no mercado. Uma conquista que foi muito celebrada.
Além disso, com a colaboração de P.Os (Personal Organizers) de associações de diversos países, ficou estabelecido o dia 20 de maio como o Dia Mundial da Organização (WOD – World Organizing Day).
Muito bacana né?
Foram passinhos de formiga, mas hoje a profissão já tem bastante destaque e grande reconhecimento no mundo.
*em 2020 a Conferência (POB) se tornou Congresso.
2. O Que é Personal Organizer?
Mas afinal, o que é o Personal Organizer?
Bom, Personal Organizer é um termo em inglês que significa literalmente organizador pessoal. Genericamente falando é uma pessoa que auxilia outra na organização de algo que ela precisar, mas de uma forma profissional e com critérios específicos.
Logo, o Personal Organizer é um profissional especializado que atua na área da organização aplicando técnicas dentro dos ambientes ou em áreas específicas da vida das pessoas, ajudando-as a se organizarem melhor e conseguirem manter essa organização, podendo haver inclusive a recomendação de alguns produtos para melhorar os resultados esperados.
3. O Que Faz o Personal Organizer?
A especialidade desse profissional é organizar ambientes e rotinas, trazendo mais praticidade e funcionalidade para o cliente, buscando compreender a origem do problema de desorganização e propor soluções definitivas para essa desordem.
Também é responsabilidade do Personal Organizer que as instruções básicas para a manutenção de cômodos e rotinas sejam passados de forma prática, funcional e esteticamente atraentes para que as pessoas que o contrataram consigam aplicar todas as recomendações sugeridas no dia a dia facilmente e sem complicações.
O profissional ainda organiza os ambientes fazendo com que o espaço do seu cliente seja otimizado, garantindo de maneira mais prática o acesso ao item que ele necessitar.
Logo, o Personal Organizer cria condições para uma vida melhor, minimizando o tempo e o estresse que a desorganização pode trazer, ajudando, assim, a promover o aumento da produtividade e do bem-estar para a vida das pessoas.
Por isso tudo, o Personal Organizer deve desenvolver um projeto de organização personalizado para o tipo de arrumação que o cliente deseja. Cabe a ele, portanto, compreender todas as dores da pessoa bem como sua rotina para desenvolver a melhor estratégia para solucionar o problema de desordem.
Com isso, seu trabalho de organização poderá incluir diversos cenários como, por exemplo:
- Guarda-roupas, closets e armários em geral;
- Cômodos específicos ou a casa inteira;
- Documentos, fotos e agendas;
- Rotinas domésticas;
- Escritórios;
- Mudanças;
- Entre outros.
4. Quais as Áreas de Atuação do Personal Organizer?
Agora que você compreendeu o que é e o que faz um Personal Organizer, descubra onde esse profissional poderá atuar. E já te adianto, são possibilidades surpreendentes.
Engana-se quem acha que o Personal Organizer só ajuda na organização residencial. Da mesma forma que temos uma grande variedade de ambientes e situações nas nossas vidas em que precisamos pôr ordem, os nichos e subnichos onde o Personal Organizer pode atuar também são muito variados.
E é normal essa grande variedade, pois praticamente tudo na nossa vida precisa ser organizado, concorda?
Dá uma olhada nessa lista com todas as possibilidades em que você poderá atuar:
- Organização residencial (geral ou específica);
- Organização corporativa;
- Organização para empresas;
- Organização de mudanças;
- Organização das finanças;
- Organização sustentável;
- Organização de ateliês;
- Organização pet;
- Organização baby;
- Organização kids;
- Organização pós-luto;
- Organização para idosos;
- Organização digital;
- Organização de documentos,
- Organização de álbuns e fotos;
- Organização de coleções;
- Organização inclusiva;
- Organização para recém-casados;
- Organização de mala de viagem;
- Organização para acumuladores;
- Organizaçāo pessoal e produtividade (gestāo do tempo);
- Organização para ONGs;
- Organização de lojas físicas;
- Planejamento de refeições e compras;
- Treinamento de empregados;
- Afiliação de produtos e cursos;
- Consultorias e mentorias;
- Venda de produtos organizadores;
- Palestras e cursos;
- Oficinas e workshops.
Viu quantas possibilidades incríveis essa área te dá? Certamente você vai conseguir se encaixar em alguma delas pra focar sua atenção. E ainda poderá pensar em diversas outras.
E com o passar do tempo essa lista pode aumentar ainda mais, já que tudo depende da demanda de necessidades que vão surgindo. É super natural que isso aconteça.
Agora o interessante aqui é você descobrir sua maior aptidão, se profissionalizar nela através de um Curso de Personal Organizer e começar a atuar pra ganhar muito dinheiro. Já pensou? Nada melhor do que unir o útil ao agradável, não é mesmo?
5. Qual a Perspectiva do Mercado para o Personal Organizer?
Você sabia que existiam todas essas áreas em que o Personal Organizer poderia atuar? Pois é, e analisando o mercado como um todo é notável a alta procura pela profissão, o que anda estimulando bilhões na nossa economia.
Segundo análises realizadas pelo José Luiz Cunha, criador do POB (Personal Organizer Brasil), o mercado deve movimentar em todo o território nacional cerca de R$ 10 bilhões por ano. E a tendência é que esses números cresçam ainda mais nos próximos tempos. Impressionante né?
E essa “explosão” no crescimento do mercado nos últimos anos é devido a diversos fatores, dentre eles: moradias cada vez menores, PEC das domésticas, mudanças de rotinas e a pós pandemia do Covid-19.
Sim! As pessoas pararam para refletir e a prioridade agora é viver bem e com qualidade de vida!
E é aí onde a organização entra em ação, fazendo com que as pessoas pensem nos seus propósitos, prioridades e necessidades atuais de uma forma mais benéfica, criativa e eficiente para o dia a dia!
E engana-se quem acha que com a economia em crise esse tipo de serviço possa se tornar dispensável. Muito pelo contrário, são nesses momentos que a organização traz benefícios no uso dos espaços e do tempo, gerando economia financeira para as pessoas.
Por exemplo, o custo de uma funcionária mensalista ou até mesmo diarista sairia muito alto para algumas pessoas. Portanto, pra conseguirem dar conta da casa sozinhas, contratam o Personal Organizer pra ajudar a criar um sistema de organização e rotina em que consigam manter facilmente depois.
Também desejam saber aproveitar melhor o espaço que têm pra organizar as roupas, panelas… Ou encontrar soluções na casa pra adaptar a chegada do bebê…
Da mesma forma, contratam o profissional para fazer a organização de documentos, finanças, de produtividade… tudo que lhes poupe tempo e energia. Isso faz sentido pra você?
Por isso, hoje as pessoas já enxergam a importância da organização e o mercado está muito aquecido, com demanda de sobra para atender diversos públicos e nichos diferentes. Então a oportunidade de entrar na área é agora!
E eu poderia passar horas te mostrando várias situações em que a organização se tornou prioridade e está sendo altamente procurada pelas pessoas, mas isso você provavelmente já entendeu.
Porém não se preocupe, pois no nosso próximo tópico vou te passar diversos benefícios da organização pra você ver a real importância da área e entender de uma vez por todas, ainda hoje, o grande potencial desse mercado!
ATENÇÃO PORTUGUESES! Moro atualmente em Portugal Continental e tenho propriedade para falar que a profissão também está em alto crescimento por aqui, faltando, inclusive, profissionais qualificados para atender o grande público que paga por esse tipo de serviço. Por isso, essa pode ser a sua grande chance de faturar muito como Personal Organizer hoje!
6. Qual a Importância em Investir em Organização?
Agora que você já entendeu que o mercado de organização está em alto crescimento e que as pessoas estão de fato à procura de ajuda para se organizarem melhor, descubra todos os benefícios que só um ambiente organizado pode proporcionar, entendendo, assim, porquê investir em organização está se tornando tão importante na atualidade.
Redução de Estresse e Ansiedade
Diversos estudos já comprovaram que a bagunça gerada pela desorganização é capaz de aumentar os níveis dos hormônios que causam estresse e ansiedade, bem como a sensação de falta de controle. E isso acaba por gerar um ciclo de desordem cada vez mais intenso, podendo afetar inclusive a auto estima das pessoas.
É um quadro tão preocupante que muitas vezes a junção dessas emoções negativas acabam afetando também fisicamente o nosso corpo, provocando dores, tensões musculares e até insônia. Você sabia disso?
Pra você ter uma ideia, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. E pra te trazer dados concretos, cerca de 18,6 milhões de brasileiros sofrem com ansiedade. Ou seja, quase 10% da população convive com o transtorno, sendo classificado o maior número de pessoas com a doença em um país no mundo.
São dados muito significativos. Uma situação realmente alarmante na minha opinião.
E diversos são os motivos para que as pessoas apresentem algum tipo de transtorno. Com a dinâmica do dia a dia, onde ninguém mais consegue um tempo pra relaxar e descansar porque sempre há algo pra fazer ou arrumar, isso acaba por se tornar algo comum e muitas pessoas infelizmente acabam ficando doentes.
E é aí que a necessidade de organização pode se tornar benéfica, pois quanto mais organizado um espaço estiver, mais organizada a sua mente estará, diminuindo assim o estresse e a ansiedade gerados pela desordem.
A organização afeta e influencia a saúde mental, faz sentido?
Economia de Tempo
O Personal Organizer ajuda a organizar os itens ou a rotina pra tornar o dia da pessoa o mais acessível e facilitado possível. Por isso, imagine a quantidade de tempo que você perderia ao buscar documentos, roupas ou objetos por não ter um sistema direcionado e eficiente de organização, seja na sua casa ou numa empresa?
E isso é o bem mais precioso que as pessoas desejam cada vez mais: tempo pra darem conta de tudo e ainda fazerem o que amam sem ficarem exaustas no final do dia. Concorda?
Perder minutos preciosos do seu dia faz com que você perca momentos e deixe de realizar atividades que realmente importam e te deixariam feliz. Lembre que o tempo é traiçoeiro e não volta atrás.
Então saber utilizar o tempo a seu favor é um grande motivo para que mais e mais pessoas procurem serviços de organização profissional, permitindo, dessa forma, com que consigam poupar energia e serem mais produtivas em todos os aspectos das suas vidas.
Economia de Dinheiro
Você sabia que a área financeira pode ser afetada negativamente pela falta de organização?
A desorganização, por exemplo, pode gerar a perda de documentos e contas, ocasionando multas por atraso, custos com outra via ou cobranças extras que poderiam ter sido evitadas se a pessoa soubesse exatamente onde procurar e tivesse um sistema de arquivamento inteligente para isso.
Outro grande problema que a falta de organização pode gerar é a possibilidade da pessoa acabar comprando itens repetidos por não saber onde localizá-los ou por ter coisas demais.
Imagine ter um evento e precisar sair pra comprar um tipo de blusa que achava que tinha mas que não achou e, uma semana depois encontrar a peça no fundo do armário; agora você vai ficar com duas peças praticamente idênticas, não é verdade?
Ou pior, você vai fazer compras no supermercado sem saber o que ainda tinha na despensa e acaba por gastar com alimentos que já possuía. E até pode estragar algum mantimento por não conseguir consumi-lo antes da data de validade.
Por isso, um sistema de organização personalizado é eficiente e é capaz de fazer as pessoas pouparem dinheiro, pois vai ajudar na visualização de tudo que possuem, permitindo realizarem as compras ou a manutenção das coisas de um modo mais assertivo.
Otimização dos Espaços
Quanto mais o ambiente estiver organizado, mais otimizado ele estará para você realizar as atividades que precisa com mais produtividade e energia.
Percebo quantas pessoas reclamam que não têm espaço suficiente, seja em casa ou no escritório, quando na verdade o que lhes faltam apenas é um pouco de organização.
Saiba que se você não faz ideia de como otimizar e racionalizar melhor o seu espaço, então talvez seja a hora de contar com um especialista na área pra te ajudar com isso, ou melhor, se tornar um!
Com as diversas técnicas de organização, estratégias espaciais e dobras personalizadas qualquer ambiente se multiplica. Por isso, investir num Personal Organizer, que é expert no assunto, ajuda muito e só traz benefícios pro dia a dia de qualquer pessoa.
Limpeza e Bem-Estar
Já parou pra pensar que uma casa organizada se torna mais limpa! Isso porque a limpeza diária fica mais facilitada quando você não tem um monte de bagunça ou excesso de coisas por aí.
Além disso, um ambiente mais organizado (e limpo) contribui na melhora da saúde física das pessoas, pois a poeira acumulada pode agravar os quadros de alergias e outras doenças respiratórias.
Logo, organização e limpeza andam juntas e contribuem positivamente para o bem-estar das pessoas, sendo de extrema relevância não só em ambientes domésticos como também nos corporativos.
Alma mais Leve
Nada melhor do que chegar do trabalho e encontrar o ambiente limpo, leve e organizado, com tudo no seu devido lugar, né?
Se livrar de objetos que não são mais utilizados, fazer um melhor uso do espaço e manter uma rotina mais harmoniosa acabam por também trazer benefícios para a nossa saúde emocional.
Encontrar mecanismos para manter a organização das coisas e conseguir desapegar de itens materiais, por exemplo, desperta memórias e lembranças, fazendo com que passemos a abrir espaço para o novo e todas as coisas boas que estão por vir. Esse detox acaba por deixar nossa mente e alma mais leves.
Por isso, nunca menospreze a sensação que só um ambiente organizado pode te proporcionar. Isso é muito prazeroso e poderoso.
7. Quais os Benefícios de se Tornar Personal Organizer?
São diversas as vantagens em se atuar na profissão de Personal Organizer, contudo a melhor delas é ter mais qualidade de vida. Isso porque ao apostar nessa carreira você se torna uma profissional totalmente livre dentro desse mercado.
Então confira abaixo os principais benefícios de se tornar Personal Organizer:
- Flexibilidade para fazer o seu próprio horário de trabalho;
- Tempo livre para ficar com a família e os amigos;
- Liberdade geográfica para trabalhar presencial ou online, até em cidade pequena;
- Possibilidade de terceirizar seus serviços para muitas empresas (não falta trabalho);
- Não sente o estresse do dia a dia como em uma empresa ou escritório;
- Possui uma variedade enorme de nichos para se especializar e atuar;
- Trabalha para si mesma e não tem pressão por cobranças.
No mais, o Personal Organizer será dono do seu próprio negócio e poderá escolher as melhores oportunidades e formas de trabalhar.
Só coisas boas, concorda? Por isso, confira os próximos tópicos para entender como funciona mais a fundo essa profissão incrível!
8. Quem Pode ser Personal Organizer?
Como já vimos em tópicos anteriores, se você se identifica com algum nicho dentro da área e seguementa um público para atuação específica, terá grandes chances de se dar bem como Personal Organizer.
Afinal de contas, um serviço personalizado e que agrega qualidade de vida será sempre bem valorizado pelas pessoas.
E são diversas as possibilidades dentro do ramo da organização, abrindo as portas para vários perfis diferentes. Então qualquer pessoa que hoje queira atuar na área poderá se especializar e começar a atuar, seja como primeira profissão ou para quem está em transição de carreira.
Certo, mas preciso ser organizada para ser Personal Organizer?
Claro que não! Ser organizada ou bagunceira não te faz ser mais ou menos profissional. Ser organizada faz parte da construção de um hábito, e qualquer pessoa pode desenvolver essa habilidade com o tempo.
E se você já se considera organizada, ótimo, porém se não tiver esse perfil, basta estudar e aplicar as técnicas de organização. A minha sugestão é que você comece pela sua própria casa, pois só assim terá a expertise e confiança pra organizar a vida ou a casa de outras pessoas.
Existem vários pormenores sobre a profissão que você precisa antes entender, e é aqui que um curso de capacitação, como um Curso de Personal Organizer, poderá te ajudar a se desenvolver na área pra você oferecer de forma mais clara e adequada os serviços de organização que quiser.
9. Qual Formação Preciso Ter para ser Personal Organizer?
Uma dúvida bastante comum de quem está pensando em se tornar Personal Organizer é saber qual o tipo de curso de formação que precisa fazer para poder trabalhar na área.
Em tese, você não precisa necessariamente de um certificado de um curso para fornecer os seus serviços como Personal Organizer.
A profissão é reconhecida pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e faz parte da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). Porém, como ainda não possui uma regulamentação própria, não exige um curso técnico ou superior para que possa ser exercida.
Então, se fosse regulamentada, a lei exigiria a obrigação de um diploma e filiação em uma entidade fiscalizadora. O que não é o caso.
Contudo, existem diversos cursos livres e de aperfeiçoamento para se aprender como funciona o mercado atual e as mais variadas técnicas, sendo extremamente recomendado que você faça um.
E como já falamos, um curso de formação em Personal Organizer pode te ajudar a entender todas as nuances e técnicas dentro da área, fazendo com que você trabalhe de forma preparada e muito mais profissional para solucionar os problemas de organização que o seu cliente precisa.
Caso seja do seu interesse, existem muitas possibilidades de cursos no mercado, porém eu indico o Curso de Personal Organizer da Karol Barbosa, pois foi o curso que eu fiz e que transformou a minha vida completamente!
E o melhor, eu já validei e os resultados são garantidos! Se quiser saber mais, fique até o final deste Guia, pois eu vou te revelar porquê eu recomendo que você faça esse curso hoje mesmo!
ATENÇÃO PORTUGUESES! Moro atualmente em Portugal Continental e tenho propriedade para falar que a profissão também está em alto crescimento por aqui, faltando, inclusive, profissionais qualificados para atender o grande público que paga por esse tipo de serviço. Por isso, essa pode ser a sua grande chance de faturar muito como Personal Organizer hoje!
10. Como Funciona a Contratação do Personal Organizer?
Se você pensa em se tornar Personal Organizer, saiba que deve ficar atenta a algumas questões importantes para demonstrar à pessoa que deseja te contratar (particular ou empresa) que você entende as necessidades dela e será a pessoa certa pra solucionar o seu problema específico.
Referências
Tenha boas referências do seu trabalho e no que você acredita em relação a organização. Para isso, tenha um canal aberto com o seu público, como em um blog ou rede social, pra mostrar fotos do antes e depois de algum projeto finalizado, dicas sobre como organizar os cômodos e a sua experiência com organização profissional.
As pessoas procuram tipos de serviços e o quão entendida no assunto você é. Então, certamente antes de contratar qualquer pessoa, elas vão fazer uma busca na internet pra procurar feedbacks e avaliações de outros clientes. E vamos combinar, você também faria isso, não é mesmo?
Prestação do serviço
Assim como acontece na contratação de qualquer serviço, uma boa conversa para entender melhor como funciona o seu trabalho, tirar as dúvidas e até fazer um orçamento são muito válidos. Por conta disso, quando alguém se interessar pelos seus serviços, saiba exatamente como você trabalha e explique todo o seu processo em detalhes pra não restar nenhuma questão em aberto.
Uma coisa que eu aprendi e que falo pra todo mundo é que combinado não sai caro. É melhor pecar por excesso de informação do que pela falta, concorda?
Então, por exemplo, faça essas perguntas pra você mesma saber tudo que contempla no seu trabalho:
Tudo será resolvido em apenas uma ida ao local?; Será necessário fazer algo antes no espaço?; Darei suporte, como uma consultoria, algum tempo depois do serviço?; A organização terá a ajuda de uma equipe ou assistente?; Vou oferecer produtos organizadores?; Será ensinado como manter a ordem após a finalização do processo?… E assim por diante.
Valorização do trabalho
Valorize seu trabalho e informe ao seu possível cliente que você, por exemplo, faz parte de uma associação como a ANPOP, que tem formação profissional certificada, especializações…
Enfim, demonstre suas qualificações e os seus diferenciais para que a pessoa perceba valor no que você entrega e não apenas o preço.
Boca a boca
Na atualidade, as buscas online são as campeãs para buscarmos referências de produtos e serviços para adquirirmos. Porém, não se engane. As indicações de amigos e familiares ainda têm grande importância, pois pessoas do nosso círculo de amizade, que já tiveram a experiência, é que vão nos indicar o profissional, trazendo mais confiança pra nossa escolha.
Por isso, as indicações pessoais também são ótimos caminhos para a contratação de um Personal Organizer. Então faça sempre um excelente trabalho que com certeza o seu serviço será reconhecido e indicado por todos.
11. Como Funciona o Atendimento do Personal Organizer?
As formas de atendimento podem variar e ser muito pessoais de cada pessoa, mas vou te passar uma ordem básica do que acredito ser bastante eficaz.
Após o primeiro contato, oferecendo um serviço exclusivo com preço personalizado e projeto individual (lembre do que falamos no tópico anterior), é agendada uma visita de avaliação técnica inicial para verificar a situação do local, avaliar as necessidades, o grau de dificuldade e, depois, estimar um orçamento.
Logo em seguida, é indicado o envio de uma proposta com as condições do trabalho e, caso se feche o serviço, elabora-se um contrato detalhado do que será feito e todas as condições necessárias.
No dia marcado para a execução do trabalho deve-se fazer o combinado: ajuda na triagem dos objetos, categorização dos itens, indicação de como utilizar os espaços, organizar o que for necessário e transformar todos os “problemas” em soluções mais funcionais para o cliente. E assim por diante.
Aqui o importante é trabalhar com um esquema que te organize nas etapas, logo um bom cronograma com método se faz bastante útil e necessário nessa hora.
Por isso, te oriento mais uma vez: fazer um Curso de Personal Organizer se torna interessante e te faz ser de fato profissional e certeira para executar qualquer serviço com mais eficiência.
Por fim, após o cliente aprovar o serviço, tire fotos da finalização e faça as últimas instruções para ele conseguir utilizar o espaço (ou área, técnica, etc.) da melhor forma possível.
Também vale lembrar que o Personal Organizer pode oferecer um suporte que inclua manutenções e adequações para o cliente depois de 30 dias da realização dos serviços ou conforme for surgindo a necessidade.
Afinal, essa é uma excelente forma de você conquistar uma renda recorrente de uma clientela fixa que já conhece e sabe da importância do seu trabalho.
12. Quanto Ganha um Personal Organizer?
Atualmente, o valor cobrado por um Personal Organizer pode variar entre R$ 80,00 e R$ 200,00 reais por hora, podendo oscilar para baixo ou para cima.
Por isso, existem diversas variáveis para estabelecer o custo dos serviços de um Personal Organizer, dentre elas podemos citar o método do trabalho, a região do cliente, o tipo de serviço que será prestado, se a cobrança será feita por projeto ou hora, a experiência e tempo de mercado do profissional; fora os custos do projeto e da execução do serviço.
Pra te dar um norte, comece a considerar: as despesas pra manter a sua empresa; os custos com material usado durante o trabalho de organização; transporte e alimentação; o tempo do projeto; sua experiência profissional, entre outros.
A verdade é que os preços, e também a qualidade do trabalho, são bastante flutuantes, como em qualquer outra prestação de serviços. Então vai depender muito dos seus custos em relação ao serviço prestado.
O fato é que se você conseguir investir em qualificação profissional e ficar sempre por dentro das novidades, já vai estar um passo à frente dos outros concorrentes e vai poder criar expertise para se posicionar melhor, podendo, assim, aumentar o seu preço inclusive.
Por isso, adquirir conhecimento sempre é a melhor opção pra se diferenciar dentro do mercado e poder cobrar mais. Se não tem ideia como precificar pelo seu trabalho, um Curso de Personal Organizer bem estruturado pode te ajudar facilmente a descobrir isso e te ensinar rapidamente o passo a passo.
13. Como Começar na Profissão de Personal Organizer (e Ganhar Muito Dinheiro)?
E aí, também ficou encantada com essa profissão? Quer transformar o seu hobby em profissão, quer ter uma renda extra ou quer migrar da sua carreira atual? Se respondeu SIM, então comece a se preparar para trabalhar com organização profissional nesse exato momento!
E agora que você já entendeu como tudo funciona nessa profissão, descubra o caminho de como começar para ser uma Personal Organizer de sucesso e ganhar muito dinheiro ajudando as pessoas a se organizarem melhor! Mãos à obra!
Faça uma Capacitação Profissional
Durante todo o nosso Guia eu pude esclarecer pra você a importância de se capacitar profissionalmente na área. E eu realmente acredito que você já entendeu isso. Então, antes de sair oferecendo serviços de organização por aí, esse, sem dúvidas, deve ser o seu primeiro passo pra começar na profissão: capacitação profissional.
Entenda que existe uma diferença enorme entre saber organizar a sua própria casa e buscar uma solução de organização para o lar de outra pessoa ou empresa. Os cursos não te ensinam apenas as práticas de organização, mas principalmente, precisam te mostrar como estruturar e montar o seu negócio do zero.
Por isso, apenas um bom Curso de Personal Organizer vai conseguir te ensinar previamente tudo o que você precisa saber, não só para ser um bom organizador, mas também para se tornar um excelente profissional. Então qualifique-se primeiro.
Não Adianta Só Gostar de Organização
É isso mesmo que você leu: não adianta só gostar de organização. Para trabalhar na área você também precisa desenvolver suas habilidades pessoais e de empreendedorismo.
O fato é que o Personal Organizer precisa saber lidar com as pessoas, ter uma boa comunicação, fazer marketing, cuidar do financeiro, ter técnicas de venda, etc. Além disso, precisa estar sempre se atualizando e estudando as mudanças do mercado.
Por isso, um bom P.O. precisa gostar de organização, porém também deve se relacionar bem com as pessoas e pensar sempre no seu negócio sabendo como administrar a sua própria empresa.
E para te ajudar nisso, mais uma vez, um Curso de Personal Organizer bem completo vai ser capaz de conseguir te guiar da melhor forma possível no início da sua carreira com organização profissional.
Se quiser uma indicação garantida, fique até o final deste artigo, pois eu vou te revelar porquê eu recomendo que você faça o Curso Personal Organizer da Karol Barbosa hoje mesmo!
Faça uma Pesquisa de Mercado
Fazer um panorama local de onde você pretende atuar é muito importante, principalmente pra começar da forma correta. Por isso, para iniciar na atividade, considere conhecer o mercado geográfico da sua área. Só assim vai saber, por exemplo, se a atividade está com demanda, quantas pessoas já atuam ou se existe carência de algum nicho específico.
Além disso, não esqueça de fazer também um panorama geral, pois através desta pesquisa vai conseguir decidir se pretende atuar presencial, online ou de ambas as formas.
Hoje em dia não temos mais desculpas para dizer que não vamos conseguir trabalhar só porque moramos em cidades pequenas ou do interior, concorda? Com a internet há espaço para todos e a área da organização profissional pode te proporcionar essa possibilidade de escolhas.
Então, faça uma boa pesquisa de mercado pois, dessa forma, você terá uma noção de quem são seus concorrentes e também seus possíveis clientes.
Fale com Quem já Atua no Setor
Entenda na prática com quem já sabe como funciona o mercado de organização. Para isso, procure um mentor qualificado que esteja aberto para conversar com você e te explicar como funcionam as coisas.
Esta iniciativa é fundamental pra você ganhar experiência, pois ele pode ajudar na abertura do seu negócio te dando dicas e indicando as melhores oportunidades de acordo com o seu perfil profissional.
Essa dica é incrível, concorda? Aprender com os erros e acertos dos outros é a melhor maneira para nos posicionarmos bem e sermos mais assertivos dentro do mercado, podendo até trazer diferenciais pouco explorados na área.
Tenha um Nicho de Atuação
De acordo com a sua formação e experiência profissional, ache o seu nicho. No início eu indico você pegar de tudo um pouco pra saber do que gosta de fazer. Para algumas pessoas é super normal não conseguir se identificar com nada no começo e tá tudo bem.
Porém, com o tempo você será capaz de descobrir a área que mais se identifica. E quando souber isso, foque suas energias nela.
Por isso, mesmo não sendo obrigatório, se especializar em algo pode trazer um diferencial pra você e valorizar ainda mais os seus serviços.
Crie sua Marca Profissional
É de extrema importância que você construa a sua marca exclusiva pra conseguir se diferenciar no mercado e trazer profissionalismo para o seu negócio.
Para isso, crie sua logomarca, seu cartão de visita e todo o branding necessário pro seu negócio de organização profissional decolar e atrair mais clientes. Um Curso de Personal Organizer que traga esses conhecimentos pode te ajudar muito nessa tarefa, você sabia?
Identifique um Modelo de Negócio
Recomendo que você liste todas as possibilidades que queira explorar no seu negócio. Por exemplo, saiba se vai querer trabalhar sozinha ou com assistentes, em casas ou empresas, se vai criar um curso para falar sobre organização, se vai criar um livro, fazer conteúdo no YouTube, etc.
Entenda como vai querer trabalhar na área da organização e quais as oportunidades de aprendizado que quer trazer para seu futuro cliente como Personal Organizer. Então, planeje o modelo para o seu negócio e crie a melhor solução para quem for te contratar.
Liste seus Serviços e Precifique
Tendo identificado seu modelo de negócio, comece a pensar na lista de serviços que vai querer oferecer pro seu cliente. Por exemplo, arrumação, consultoria, venda de produtos organizadores, manutenção, etc.
Além disso, saiba quanto vai cobrar por esses serviços. Já tem alguma noção do preço? Do que deve incluir no contrato?
Se não tem ideia nenhuma de como fazer essa precificação, sugiro que você volte ao tópico “Quanto Ganha um Personal Organizer?”. Nele eu te explico melhor sobre isso.
Crie um Ciclo de Atendimento
Seja qual for seu tipo de negócio, liste todas as etapas do seu trabalho pra oferecer uma experiência pro seu cliente, como por exemplo, o atendimento inicial, o levantamento de necessidades, o pós-venda.
Quer entender melhor sobre esse tema? Volte ao tópico “Como Funciona o Atendimento do Personal Organizer?”, pois lá eu te mostro o passo a passo pra você fazer isso de maneira profissional.
Crie seu Portfólio
Da mesma forma que acredito ser importante criar a sua marca profissional, recomendo fortemente que você monte um portfólio de apresentação do seu trabalho pra enviar juntamente com a proposta de orçamento e também divulgar nas redes sociais.
Saiba que isso também faz parte da construção da sua marca. Por isso, é um aspecto bastante interessante de você considerar fazer e com o máximo de estratégia e cuidado possível.
Tenha uma Presença Online
Já falamos por aqui e não tem como negar que todos fazemos buscas na internet antes de comprarmos um produto ou serviço. Então sua presença online deve ser considerada de extrema importância, concorda?
E hoje você possui um leque de opções pra decidir onde aparecer: Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, Blog, Whatsapp…
Porém, atenção! O interessante aqui é você escolher os canais ativos em que o seu cliente vai possivelmente te procurar. Um Curso de Personal Organizer que te ensine as estratégias de marketing de conteúdo especificamente para P.O. pode te ajudar muito nessa hora, você sabia?
Logo, comece a planejar em quais canais você deve aparecer para dar dicas e divulgar o seu trabalho. Dessa forma, você vai estar ajudando o seu cliente a tomar a decisão de te escolher pra solucionar o problema dele. Isso faz sentido pra você?
Faça Conexões com Profissionais da Área
Sempre que possível faça parte de grupos de Personal Organizers para conhecer pessoas interessantes e trocar experiências. E uma boa ideia é procurar por grupos nas redes sociais, como o Facebook, por exemplo.
O networking é bastante recomendado nessa área, o que te ajuda a sempre se aprimorar. Por isso, não deixe de fazer conexões com outros profissionais da área, pois você pode, inclusive, conseguir diversas oportunidades de trabalho e parcerias incríveis.
Crie Parcerias
E pegando o gancho da dica anterior, procure por boas parcerias para divulgar o seu negócio. Às vezes alguns nichos podem ser difíceis de encontrar clientes. Então porque não apresentar o seu trabalho e mostrar uma proposta do que você oferece para uma loja do seu segmento de organização?
Você pode, por exemplo, negociar alguma vantagem para uma loja de produtos de escritório em troca da sua indicação. Imagine que você pode pedir a indicação e em troca vai oferecer sempre aos seus clientes os produtos organizadores dessa loja. É muito importante que você demonstre o que eles (a loja) têm a ganhar com esta parceria.
De igual forma, sempre que um cliente chegar à loja, ela pode indicar os seus serviços, já que provavelmente os produtos deles serão utilizados na organização.
Sentiu o poder de uma boa estratégia e de uma parceria de sucesso? Por isso, use-a com sabedoria pra divulgar seu trabalho, ganhar clientes e crescer na sua área.
Invista em Marketing Digital
Não é balela! Todo negócio hoje que quiser dar certo deve investir em marketing digital. Acredite, quanto antes você se capacitar nesse sentido e utilizar as redes sociais e os espaços digitais como aliados para esse crescimento, melhor serão seus resultados.
De quê adianta você ser um top Personal Organizer se as pessoas não conhecerem o seu trabalho e nem saberem o que você pode fazer por elas? Já imaginou? Elas nunca vão poder te contratar, concorda?
E não vou me repetir aqui, pois já foi falado diversas vezes durante todo o nosso Guia sobre a importância de você ter presença online e saber divulgar seus serviços pela internet. Você já sabe o poder que a divulgação pode te proporcionar, ainda mais no quase infinito de possibilidades que o meio virtual veio nos proporcionar.
Portanto, acredite, saber sobre marketing digital é muito importante, e você pode, inclusive, aprender num curso sobre isso com o foco em Personal Organizer. Demais né? Se quiser uma indicação garantida, fique até o final deste artigo, pois eu vou te revelar porquê eu recomendo que você faça o Curso Personal Organizer da Karol Barbosa hoje mesmo. Imperdível!
Faça Pesquisas e se Atualize na Área
Esse ponto é muito importante e você deve ficar atenta. Para que você seja uma profissional de sucesso você precisa sempre se manter atualizada.
E para isso você pode:
- Listar blogs que falem da área, como aqui no Organização Expert, pra ser fontes de inspiração, informação e novidades;
- Ler livros didáticos que possam servir de aprendizado sobre organização, finanças e empreendedorismo;
- Participar de cursos presenciais ou online, palestras, mentorias e workshops pra se aprofundar mais na área;
- Acompanhar lojas, sites e revistas especializadas pra saber as novidades do mercado e de produtos organizadores;
- E acompanhar o que sai na mídia pra estar sempre informada sobre o que acontece nesse universo e, inclusive, conseguir conversar com o seu cliente que pode consumir esse tipo de informação também.
Portanto, a dica aqui é nunca parar de estudar e estar sempre em constante aprendizado pra você ficar por dentro de tudo que acontece na profissão e conseguir trazer serviços sempre atualizados para os seus clientes.
Leve a Sério Todas essas Etapas
Empreender na área da organização profissional vem sendo o sonho de várias mulheres no Brasil e no mundo, porém comece da forma correta para obter bons resultados.
Por isso, para que seus sonhos saiam do papel, fique atenta a todos os pontos que falamos por aqui. Tenho certeza que você se tornará uma Personal Organizer de muito sucesso com um negócio de organização profissional bem sólido e estruturado.
ATENÇÃO PORTUGUESES! Moro atualmente em Portugal Continental e tenho propriedade para falar que a profissão também está em alto crescimento por aqui, faltando, inclusive, profissionais qualificados para atender o grande público que paga por esse tipo de serviço. Por isso, essa pode ser a sua grande chance de faturar muito como Personal Organizer hoje!
14. Curso de Personal Organizer Que eu Mais Recomendo Hoje
Não tem como negar… depois de tudo que foi falado neste super Guia, se você quer se tornar uma Personal Organizer próspera e de sucesso, então você precisa se aprimorar na área. E o método mais rápido de alcançar isso é fazendo um curso profissionalizante que te entregue uma solução completa, com tudo que você precisa pra começar do jeito certo hoje.
E ter um mentor que te pega pela mão, mostrando o passo a passo de como fazer do básico até o avançado é de extrema importância, mesmo que você esteja começando do absoluto zero ou já atue na área e queira se especializar ainda mais.
Por isso, eu te recomendo fazer o Curso Personal Organizer da Karol Barbosa. Porque simplesmente é o MELHOR E MAIS COMPLETO CURSO que existe hoje na área para você atuar como Personal Organizer de maneira profissional.
E eu te indico o curso porque eu fiz e obtive resultados incríveis! Ele é 100% diferenciado e 100% acima do mercado!
E pra você ter uma ideia, eu vou te mostrar abaixo o que você vai ter Acesso Exclusivo com o Curso Personal Organizer da Karol…
Apenas um “pedacinho”… é muito conteúdo para descrever tudo por aqui:
1. Treinamento completo:
8 módulos, questionários prontos, mais de 80 aulas em vídeos inéditos (sim, tem tudo mesmo) totalmente passo a passo, com vários materiais complementares de apoio onde a Karol vai desde os passos iniciais até o nível avançado. Você vai aprender e ver na prática do início ao fim como criar soluções de organização para as mais diversas pessoas, em qualquer casa, qualquer rotina e para qualquer nível de desorganização. Tudo com passos simples e fáceis de aplicar.
2. Método de organização teórica, prática e de atendimento ao cliente:
Metodologia exclusiva da Karol com o passo a passo pra você pensar como uma Personal Organizer, mesmo que esteja começando do absoluto zero ou já seja formada na área. Você vai aprender como atender seu cliente, como precificar pelo seu trabalho, como e quanto cobrar, quais tipos de clientes e como lidar com cada um deles, como ser ética e ainda ter acesso a 12 aulas práticas com todas as técnicas de dobras possíveis para cada lugar da casa. Só isso já vale o investimento!
3. Como gerenciar seu próprio negócio utilizando as estratégias empreendedoras para te alinhar no caminho certo e iniciar com sucesso:
Análise de mercado, plano de negócio, introdução ao marketing digital, marketing de conteúdo, redes sociais, como atrair parcerias, etc., para trabalhar juntos criando um sistema quase à prova de falhas.
4. Como construir sua marca pessoal e montar seu portfólio:
Através de um programa gratuito você vai aprender a analisar cores, escolher gráficos e criar sua logomarca e cartão de visitas do zero. Vai ainda descobrir como fotografar seus projetos, criar vídeos de organização, vídeos de conteúdo, quais os materiais que você precisa ter para começar e como editar seus vídeos do seu celular com aplicativos super fáceis e gratuitos. Tudo isso pra te diferenciar dos concorrentes e você não precisar contratar nenhum profissional para fazer isso por você!
E muito mais… Fora todo o Material de Apoio e Bônus Exclusivos com Acesso Vitalício!
Eu te disse, é extremamente superior a qualquer outro curso da área, pois, além de toda a parte técnica sobre organização, ele é o ÚNICO que te entrega um conhecimento rico em designer gráfico, marketing, produção de conteúdo e tutorial de edição de foto e vídeo focado em Personal Organizer. Por isso, é o curso mais completo que existe hoje no mercado!
Imagina só! Pode ser a sua Oportunidade de Ouro!
E se você ficou interessada e quiser saber todos os detalhes sobre o curso pra descobrir se vale a pena o investimento, sugiro que você clique aqui e leia o artigo onde eu faço um Review Extremamente Completo sobre ele, te revelando, por exemplo, o conteúdo de todos os 8 módulos, as garantias incondicionais, depoimentos de alunas, materiais complementares, os bônus especiais e muito mais.
Ah, e ainda eu te revelo um presente incrível e exclusivo que eu fiz pra você ganhar DE GRAÇA apenas caso decida adquirir o curso através do meu link. Sério, é inacreditável! É o meu presente pra te agradecer por estar aqui comigo e valorizar o meu trabalho. Quer saber mais? Clique aqui e leia o Review Completo agora!
15. Conclusão: Vale a Pena ser Personal Organizer?
Por tudo que nós vimos aqui neste Guia você provavelmente já sabe da resposta. Então claro que SIM, vale muito a pena ser Personal Organizer nos dia de hoje, seja para transformar o seu hobby em profissão, ter uma renda extra ou migrar totalmente da sua carreira atual!
A profissão pode ser exercida por qualquer pessoa; traz vários benefícios; possui incontáveis áreas de atuação; te permite ter liberdade financeira, geográfica e de horário; traz uma ótima renda e está “pegando fogo” num mercado que está bastante aquecido implorando por esse tipo de profissional imediatamente!
Então agora é a hora de você investir em qualificação pra ser uma Personal Organizer de sucesso e conseguir faturar até R$ 6.000,00 por mês (ou mais) organizando a bagunça ou a vida de outras pessoas. Imagine essa possibilidade incrível na sua vida agora!
E eu preciso te alertar: você pode depois se arrepender muito de não ter começado hoje. Pense nisso e tome uma decisão agora, antes que seja tarde demais e você perca essa Oportunidade de Ouro que está batendo na sua porta!
Clique aqui e conheça agora mesmo todos os detalhes do Curso Personal Organizer da Karol Barbosa.
E o melhor, como te disse antes, se você decidir fazer o curso vai ganhar de BÔNUS UM PRESENTE SECRETO que eu criei exclusivamente pra quem decidir adquirir através do meu link.
Que legal né? Por isso, leia o artigo completo, DESCUBRA O MEU PRESENTE e decida se esse curso é pra você também! Clique aqui!
Uau! Te parabenizo se você chegou até aqui, porque você é uma pessoa diferenciada e quer mudar a sua vida completamente através da organização!
Por isso, espero muito que você tenha gostado desse super Guia que eu fiz de todo coração pra te ajudar de verdade. E se ele foi útil pra você de alguma forma comenta aqui embaixo e deixe a sua opinião. Vou adorar saber seus resultados!
E não esqueça, clique aqui e conheça agora mesmo todos os detalhes do Curso Personal Organizer da Karol Barbosa.
Um beijo e até o próximo post! =)
Deixe um comentário