Descubra os 20 Erros Mais Comuns na Hora de Limpar a Casa que Você Deve Evitar para tornar a limpeza doméstica segura, duradoura e mais eficiente todos os dias! O terceiro item vai te surpreender…
Os 20 Erros Mais Comuns na Hora de Limpar a Casa
Nem sempre organizar tudo é uma tarefa fácil, e a pior parte mesmo é fazer com que a arrumação se mantenha, concorda?
Há muitos conselhos sobre como limpar a casa, mas quero te passar hoje apenas as melhores dicas pra você conseguir aplicar isso sem complicação.
Assim, você vai conseguir realizar pequenas tarefas domésticas pra manter a sua casa sempre em ordem, sem nenhum estresse e sem perder tempo.
Então, se você comete algum desses erros abaixo, chegou a hora de aprender as melhores estratégias pra evitá-los na sua rotina e garantir, dessa forma, uma casa mais limpa e saudável todos os dias.
Confira a lista:
1. Manusear Produtos de Limpeza sem Cuidado
2. Esquecer de Limpar a Máquina de Lavar Roupa
3. Limpar Cômodo por Cômodo
4. Limpar a Poeira com Espanador
5. Usar Alvejante de Forma Incorreta
6. Usar o Produto de Limpeza Errado
7. Começar a Limpar pelo Chão
8. Aplicar o Produto Direto na Superfície
9. Não Lavar a Pia
10. Não Limpar as Manchas na Hora
11. Não Trocar Buchas ou Panos de Limpeza
12. Não Desinfetar Maçanetas e Chaves
13. Não Limpar o Controle Remoto
14. Limpar as Janelas em Dia de Sol
15. Usar a Lava-louças de Forma Errada
16. Não Deixar o Produto Agir
17. Não Limpar a Escova do Vaso
18. Não Esvaziar o Aspirador de Pó
19. Não Lavar as Sacolas de Compras
20. Não Lavar as Lixeiras
21. Conclusão
Ficou curiosa e quer saber mais? Fique tranquila! Aprenda a partir de agora como não cometer esses 20 Erros Mais Comuns na Hora de Limpar a Casa e descubra como garantir isso de uma forma definitiva pra você deixar sempre a sua casa limpa do jeito certo.
➡️ Antes de continuar, Baixe Grátis um guia com o meu Cronograma de Limpeza Doméstica + todos os Templates para você imprimir e começar a planejar sua rotina de limpeza e organização.
Eu quero te ajudar a ter mais qualidade de vida ainda hoje! Acabe com a bagunça e deixe a sua casa em ordem todos os dias!
Então não perde mais tempo e comece a planejar sua rotina doméstica e depois me conta todos os resultados. Clique aqui para receber gratuitamente o Cronograma de Limpeza Doméstica!
Aproveite agora e garanta o seu exemplar de graça!
1. Manusear Produtos de Limpeza sem Cuidado
Sabia que os produtos de limpeza são a segunda maior causa de intoxicações e envenenamentos acidentais no Brasil? Esse item é importantíssimo e é o erro número um da maioria das pessoas durante a limpeza da casa.
Se você já teve alguma reação alérgica ao manusear um produto de limpeza sabe como é desagradável e até mesmo perigoso.
Por isso, para evitar acidentes siga essas dicas e tome bastante cuidado:
- Guarde o produto de limpeza em local fechado e fresco;
- Utilize luvas apropriadas ao manusear produtos mais concentrados;
- Sempre verifique as instruções de uso, indicações e contraindicações;
- Para ajudar na prevenção, prefira usar produtos hipoalergênicos e lavar as mãos após a exposição a substâncias que podem provocar irritação.
2. Esquecer de Limpar a Máquina de Lavar Roupa
Locais com áreas molhadas são ótimos focos para bactérias, você sabia? E a máquina de lavar roupa não foge a essa regra, sendo necessário limpar ela também e com uma certa frequência.
Para a limpeza, coloque uma mistura de água, bicarbonato e vinagre no lugar do sabão em pó, ligue em um ciclo rápido e use água em alta temperatura. Não esqueça de limpar também a porta (se máquina frontal), borrachas, compartimento de sabão e o filtro.
Uma boa prática é sempre deixar a porta aberta após cada uso para deixar arejar um pouco e ajudar a secar o tambor.
3. Limpar Cômodo por Cômodo
É isso mesmo que você leu. Pode parecer estranho, e eu sei que muita gente faz assim, mas limpar um cômodo de cada vez faz a sua limpeza ser mais demorada e vai te cansar mais. O ideal é separar o seu tempo por tarefas e criar uma ordem para facilitar o seu trabalho.
Por exemplo: monte um kit de limpeza e comece passando o pano em todos os móveis e objetos, depois aspire todos os cômodos de uma vez, passe o pano no chão, organize os objetos, etc.
Crie seu próprio sistema, mas fazer uma única tarefa por vez em todos os espaços vai te poupar tempo porque você não vai precisar voltar cômodo por cômodo para realizar a mesma coisa de novo.
Isso faz sentido pra você? Não tenha preconceito e teste esse método também porque pode te surpreender.
4. Limpar a Poeira com Espanador
Por mais que esse objeto nos ajude a economizar tempo e possa parecer bem prático, acredite ou não, todo o tempo que você acredita ter economizado usando o espanador é um tempo perdido.
A função desse utensílio é única e exclusivamente de mover a poeira de um lugar para o outro. Não vale a pena e só te dá retrabalho. Uma opção melhor, e barata, é utilizar um paninho de microfibra úmido.
5. Usar Alvejante de Forma Incorreta
Os alvejantes são altamente desinfetantes e capazes de eliminar mofos, bactérias e vírus que se proliferam, principalmente, em áreas molhadas como a pia da cozinha e banheiro.
Porém, objetos de metal não vão bem com o líquido, uma vez que pode haver uma reação, fazendo com que os resíduos de metal tóxicos da ferramenta se espalhem pela sua casa. Por isso, vale sempre ler o rótulo do produto antes de passar em qualquer local.
Além disso, utilizar o alvejante de forma errada pode estragar as suas roupas. Temos basicamente no mercado dois tipos, o com cloro e o sem cloro.
Por isso, fique atenta! O alvejante com cloro mancha tecidos coloridos e é mais indicado para as roupas claras. Já o sem cloro pode ser utilizado em peças com cor, pois sua base é de água oxigenada, podendo ser misturado ao sabão em pó na lavagem, inclusive.
Analise as necessidades de uso do alvejante porque é isso que vai garantir que você obtenha o resultado final desejado.
6. Usar o Produto de Limpeza Errado
Cada produto possui uma finalidade específica e suas indicações devem ser respeitadas. O problema é que com pouco tempo disponível para fazer a faxina, acabamos escolhendo um único produto químico para limpar diversas superfícies e objetos, não é verdade?
O mesmo produto usado para limpar os vidros, por exemplo, é usado nas televisões, tela do computador, etc. Quem nunca fez isso? Hehehe…
Porém, saiba que você pode estar estragando os seus aparelhos e até diminuindo a vida útil deles. Será que vale a pena esse risco? Siga o indicado na dica 3 e monte seu kit de limpeza, pois vai te ajudar muito nesse sentido.
7. Começar a Limpar pelo Chão
Um dos erros mais comuns que vejo sendo cometido é o de começar a limpeza pelo piso. Isso porque, ao remover a poeira de objetos e móveis, parte dessa sujeira cai no chão, portanto o seu piso ficará sujo novamente e você só terá retrabalho.
A ordem mais indicada para a limpeza é: teto, janelas, móveis, superfícies e, por fim, o piso. Sempre de cima para baixo.
8. Aplicar o Produto Direto na Superfície
Olha, atire a primeira pedra quem nunca fez isso antes. Despejar os produtos diretamente nos vidros, mesas e outras superfícies pode ser um atraso na sua limpeza, você sabia?
Isso porque você pode acabar acumulando muito produto na superfície e a deixar oleosa e até manchada.
A melhor solução é despejar o produto diretamente em um pano de microfibra, uma bucha ou em um papel toalha, e só depois passar na superfície que vai limpar.
Além de você ter mais controle de onde o produto será aplicado e assim, economizar, também vai evitar que os produtos de limpeza danifiquem os móveis, espelhos e eletrodomésticos, por exemplo.
9. Não Lavar a Pia
Você limpa a louça toda mas não higieniza a cuba? Pois saiba que ali é onde se acumula os resíduos de alimentos que, ao entrarem em contato com a água, formam um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias.
As pias são utilizadas inúmeras vezes durante o dia, por isso precisam de uma atenção especial.
Por isso, depois de lavar os pratos, sempre retire todo o resto de alimento do ralo, lave a pia e semanalmente faça uma limpeza com água quente e bicarbonato de sódio. Isso ajuda a limpar o cano, previne maus odores e até entupimentos.
10. Não Limpar as Manchas na Hora
Não cometa esse erro. Qualquer tipo de mancha recente é sempre mais fácil de remover do que uma mais antiga. Então, sempre que possível, cuide da mancha assim que ela aparecer.
11. Não Trocar Buchas ou Panos de Limpeza
Às vezes cometemos o erro de utilizar a mesma bucha ou pano de limpeza na casa inteira, trocando somente quando a sujeira acumulada estiver atrapalhando.
Porém, fazendo isso, nós estamos apenas movendo os germes e bactérias de um lugar para outro. Imagina utilizar o paninho do banheiro para tirar o pó… não é seguro, concorda?
O mais correto é termos buchas e panos para cada cômodo/ função e trocá-los regularmente. Também é muito importante que todo o material utilizado na limpeza da casa seja higienizado após o uso.
12. Não Desinfetar Maçanetas e Chaves
Fala sério, você lembra de fazer isso? É uma das coisas que normalmente é muito ignorada na hora da limpeza.
As maçanetas de casa são usadas diariamente e acumulam germes e bactérias que foram coletados na nossa mão durante o dia fora.
A mesma coisa acontece com as chaves. Portanto, não esqueça de fazer a limpeza das mesmas na sua próxima faxina.
13. Não Limpar o Controle Remoto
Também podemos encontrar um acúmulo enorme de bactérias nos controles remotos. Os controles (de televisão, ar condicionado, ventilador, vídeo game, etc.) passam de mão em mão em várias situações e nós sempre esquecemos de limpá-los.
Lembre-se apenas de tomar cuidado quando passar o produto de limpeza para não acabar danificando o dispositivo eletrônico. Vale a regra da dica 8.
14. Limpar as Janelas em Dia de Sol
Entre todas as etapas da limpeza, uma das mais importantes é a de lavar os vidros e janelas, pois ajuda a manter a casa iluminada. Porém, limpar os vidros em um dia que tenha muita exposição solar é um grande erro.
A luz do sol pode fazer com que o produto utilizado para a limpeza do vidro seque mais rápido, formando manchas e causando um trabalho extra pra você.
Obviamente que não é aconselhado limpar os vidros em um dia chuvoso, mas você pode aguardar por um período menos ensolarado ou por um dia nublado pra fazer isso. Faz sentido?
15. Usar a Lava-louças de Forma Errada
Sabia que nem todos os utensílios podem ser colocados na máquina? Em geral, qualquer utensílio com partes pequenas e difíceis de alcançar devem ser lavados à mão, como raladores, por exemplo.
Outro fator importante é a higienização do próprio eletrodoméstico, pois é onde se acumula grande quantidade de alimentos. Além disso, também existe o acúmulo de sujeira nos filtros. Então, o ideal é lavar a máquina e o filtro pelo menos uma vez por semana.
16. Não Deixar o Produto Agir
A nossa grande preocupação ao limpar a casa é a otimização do tempo. Porém, é um grande erro não deixar o tempo recomendado de agir o produto, principalmente em cômodos super expostos a germes e bactérias, como o banheiro.
Além de não estar desinfetando adequadamente, você só está gastando o produto. Então, calma. Não tenha tanta pressa nesse quesito e deixe o produto “fazer a sua mágica” corretamente.
17. Não Limpar a Escova do Vaso
Ah, o banheiro! Como sempre nos dando trabalho, não é? Essa pode ser uma parte bem desagradável da limpeza, porém extremamente necessária. Não preciso nem dizer que ali se acumulam diversas bactérias e fungos.
O erro que todo mundo comete é o de recolocar a escova após usar, sem limpá-la. O melhor a ser feito é esperar que a escova seque um pouco, para evitar que as bactérias se proliferam na umidade, e ao menos uma vez por semana higienizá-la mais profundamente.
Uma dica é utilizar um porta escova que seja aberto pra que a escova possa respirar e ficar sempre arejada.
18. Não Esvaziar o Aspirador de Pó
Nas instruções de uso do aparelho está indicado que se deve esvaziar os saquinhos onde se acumula a poeira e limpar os filtros regularmente. Porém essas instruções normalmente são ignoradas.
Como consequência direta, a potência do aparelho pode reduzir e toda a poeira que você está aspirando do chão pode acabar voltando para o piso. Você sabia que isso pode acontecer?
Por isso, não deixe que um item tão indispensável na limpeza, na minha opinião, seja subutilizado dessa forma.
19. Não Lavar as Sacolas de Compras
Estamos cientes sobre a importância da reciclagem e da substituição de sacolas plásticas para um meio ambiente mais sustentável. E como alternativa, usamos sacolas em tecido ou de lona, e até mesmo os carrinhos que são utilizados em feiras para colocarmos os produtos do supermercado.
A questão é que erroneamente acreditamos que essas sacolas não precisam ser higienizadas, ou até mesmo nos esquecemos disso.
Porém, o interior delas forma uma grossa camada de germes, você sabia? Como estamos falando de um material que entra diretamente em contato com os alimentos, o ideal é lavá-las ao menos uma vez por mês ou desinfetar após cada uso.
20. Não Lavar as Lixeiras
Já abordei sobre essa questão no artigo Os 13 Melhores Hábitos de Limpeza que Você pode Ter Hoje, mas não custa nada “bater nessa tecla”.
O fato é que as cestinhas de lixo estão por toda a parte na nossa casa e são focos diretos de fungos e bactérias. Então, um bom hábito, que também é sempre ignorado, é o de lavar ou desinfetar regularmente as lixeiras, principalmente na cozinha e no banheiro.
O ideal é limpar cada vez que for trocar o saco de lixo, pois mesmo com os saquinhos, a parte interna dos cestos acabam ficando sujos. Esse hábito ajuda também a evitar cheiros desagradáveis. Então vamos dar uma atenção especial aos nossos lixinhos e fazer a nossa parte.
21. Conclusão
Viu só quantos erros nós podemos cometer na limpeza da nossa casa? Por isso, aplique todas as dicas que você conferiu aqui no artigo e passe a deixar a sua casa mais limpa com eficiência e sem perder tempo.
Garanto que se você evitar todos esses erros a sua rotina vai ficar mais prática e a sua casa muito mais saudável pra você viver bem e com qualidade de vida todos os dias.
Espero que esse artigo tenha sido útil pra você. Um beijo e até o próximo post! =)
➡️ Baixe gratuitamente o Cronograma de Limpeza Doméstica que eu disponibilizei para você!
Você vai receber gratuitamente um guia com o meu Cronograma de Limpeza Doméstica + todos os Templates pra você imprimir e preencher de acordo com a sua realidade.
Aproveite agora e garanta o seu exemplar de graça clicando aqui!
Deixe um comentário